Graham Rahal conquistou nesta sexta-feira (11) a pole position para o Grande Prêmio de Indianápolis 2, a 14ª etapa da temporada 2023 da Indy. Em seu último giro no Fast Six realizado no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, o piloto da RLL anotou 1mi10s1132, garantindo a posição de honra para a corrida deste sábado. É a primeira pole de Rahal desde o GP de Detroit da temporada de 2017.
A segunda colocação ficou com Christian Lundgaard, que acabou superado em 0s1154 por Rahal, seu companheiro de equipe. Alexander Rossi, da McLaren, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Pato O’Ward, seu companheiro de equipe. Devlin DeFrancesco e Romain Grosjean, ambos pilotos da Andretti Autosport, completam o top-6 do grid.
A 14ª etapa da temporada está programada para acontecer neste sábado, às 15h, com transmissão da ESPN e TV Cultura.
Castroneves é punido por troca de motor e perde 6 posições no grid do GP de Indianápolis 2
Helio Castroneves foi punido em seis posições no grid da largada para o GP de Indianápolis 2 da lndy por trocar pela quinta vez o motor na temporada 2023. Além do brasileiro da Meyer Shank, David Malukas, da Dale Coyne, e Jack Harvey, da RLL, também receberam a mesma punição nesta sexta-feira (11) devido à substituição irregular do Honda V6 híbrido.
Oitavo na classificação, Harvey partirá em 14º, enquanto Helio Castroneves, 12º na segunda fase da classificação, parte em 18º. Já David Malukas vai partir apenas da 27ª posição.
Tanto Castroneves quanto Malukas e Harvey violaram a regra 16.2.3.2 do regulamento esportivo da Indy, que diz: “Um quinto motor é elegível quando tiver completado a quilometragem com seus quatro primeiros motores. Caso contrário, o uso de um quinto ou mais motores é considerado uma substituição não aprovada.”
Por E. Cortez / Foto: Divulgação