Está marcada para quinta-feira (8), às 19 horas, uma reunião no distrito de Ajapi entre Polícia Militar e moradores para falar sobre segurança e prevenção.
A necessidade surgiu após ocorrências registradas nos últimos dias na região do distrito. Segundo dados da Polícia Militar, foram cinco delitos em 15 dias. Com isso, o comando do 37º Batalhão viu a necessidade de conversar com os moradores e discutir o tema com a proposta de levar dicas de segurança e prevenção. Estarão presentes Major Rogério, Capitão Karina e Capitão Barreto ouvindo os moradores e orientando com o objetivo de evitar casos de furto e roubos.
DADOS
O Diário divulgou recentemente que Rio Claro possui uma extensa zona rural, com mais de 429 quilômetros quadrados. De acordo com dados divulgados no Boletim Econômico Tracker da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado (FECAP), Rio Claro está entre as cidades com unidades rurais – fazendas, chácaras e sítios – mais violentas do estado de São Paulo. O município lidera o ranking junto com Piedade, São Pedro, Ibiúna e Mogi das Cruzes.
As estatísticas apontam que os veículos mais furtados nas unidades rurais são as motocicletas, que respondem por 36% das ocorrências, seguidos pelos furtos de automóveis, 21%. O furto de trator responde por 13% e, o de caminhão, 8%.
Na ocasião, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Marco Antônio Melli Bellagamba, fez menção a vários indicadores criminais que vêm diminuindo no município nos últimos trimestres devido às ações tomadas pela Secretaria de Segurança, como a integração da Polícia Militar com a Guarda Civil Municipal e operações nas regiões em que a criminalidade se sobressai.
“Nós temos uma estratégia chamada ‘Hot Point’ (pontos quentes), que objetiva operações em áreas onde o crime se destaca”, afirmou.
Reunião: o encontro acontece na quinta-feira (8), às 19 horas, na igreja católica de Ajapi.
Polícia Militar convida toda população para participar.