A Stock Car Pro Series terá uma importante ‘repaginada’ em um futuro próximo. Segundo a direção da principal categoria do automobilismo nacional, a nova geração de carros do campeonato estará nas pistas do país a partir do próximo ano, antes de sua estreia competitiva em 2025.
Em evento realizado no Velocitta, o CEO da Vicar, Fernando Julianelli, apresentou as informações sobre o novo protótipo. Ele possui uma atualização tecnológica pensada a médio e longo prazo, visando uma vigência de pelo menos 10 anos na categoria.
Este novo modelo substitui o conceito atual, idealizado em 2009 e que passou por várias modificações ao longo dos anos, mas mantendo uma base conceitual.
Enquanto a estreia oficial do novo carro será apenas em 2025, as equipes terão a chance de testar o modelo ao longo de 2024. Segundo Julianelli, a Stock se inspirou no modelo da NASCAR com o Next Gen, e dará ao grid a oportunidade de andar no carro nas segundas-feiras após as etapas do próximo ano.
O novo modelo já completou mais de 4 mil quilômetros de testes nas pistas com o piloto Renan Guerra ao volante.
A expectativa, segundo a categoria, é de que o novo carro seja até 6s mais rápido que os modelos atuais, apostando em componentes mais leves, mas também mais resistentes e com uma adaptabilidade maior. O objetivo principal é criar um grid mais compacto e que dê às equipes uma sustentabilidade financeira maior, sem aumentar o custo de disputa de uma temporada completa.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação