No Centro de Educação Ambiental (CEA) instalado no prédio da Biblioteca Municipal de Corumbataí, vem ocorrendo oficinas de Artes e Meio Ambiente com os alunos das escolas municipais, estimulando práticas ecológicas e posturas ambientalmente adequadas junto à comunidade escolar.
As oficinas de Artes reúnem temas multidisciplinares como, por exemplo, a oficina de Origami, em que são abordados aspectos como criatividade, concentração, coordenação motora, memória, autocontrole, formas geométricas e ressignificação de materiais através da utilização de materiais reutilizáveis.
Já nas oficinas sobre Meio Ambiente, têm-se visitas no Jardim Eco Sensorial para observação e descrição das propriedades e benefícios das plantas; práticas de plantios; estímulos aos sentidos humanos (tato, olfato, visão, paladar e audição); e criação de painéis ilustrativos e trabalhos de memorização.
As oficinas de Meio Ambiente propiciam estímulo às práticas ecológicas e posturas ambientalmente adequadas, despertam a sensibilização pelas questões ambientais e o cuidado com os recursos naturais (vegetação, fauna, solo, água) permitindo, assim, a atuação participativa no processo de aprendizagem.
As visitas despertam a relação com a natureza, e reforçam o elo do sujeito com o meio ambiente. Cabe ressaltar que, paralelo a estas oficinas, também acontecem atividades no Laboratório Natural, instalado no local, com oficinas de manipulação de ervas, flores, frutos com técnicas de decocção, maceração, infusão e outros experimentos sobre o valor fitoterápico e os benefícios à saúde a partir de propriedades naturais destas plantas.
A criação do Centro de Educação Ambiental é da Prefeitura Municipal de Corumbataí, com o apoio de pesquisadores da UNESP Rio Claro, que identificaram o lugar como um ponto atrativo para o desenvolvimento de um projeto que envolvesse a comunidade na temática da sustentabilidade ambiental.
As atividades desenvolvidas neste espaço instigam o pensamento nas questões ambientais e em atitudes positivas. Sobre o público-alvo, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, têm-se que, através do aprendizado adquirido no Centro de Educação Ambiental, os alunos reafirmam seu papel de multiplicadores de boas práticas ambientais em seu convívio familiar e social.
As oficinas de Artes e Meio Ambiente são ministradas por profissionais especializados e capacitados nas áreas em questão. A partir de atividades práticas e dinâmicas, possibilita-se aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos.
O Centro de Educação Ambiental onde ocorrem as oficinas é localizado anexo ao Prédio da Biblioteca Municipal. As visitas monitoradas e oficinas práticas podem ser agendadas pelo telefone (19) 3577-1600, no Fundo Social de Solidariedade do município de Corumbataí.
Por Eder Varussa