Polícia Militar prende dois por tráfico no bairro Bom Sucesso, em Rio Claro
Na noite da última terça-feira, dia 1º, policiais militares prenderam dois homens por tráfico de drogas no município de Rio Claro. Segundo o registro policial, durante patrulhamento pelo bairro Bom Sucesso, a equipe policial visualizou uma motocicleta com dois rapazes que ao perceberem a presença policial tentaram fugir. Após um breve acompanhamento o veículo foi abordado. Durante a busca pessoal foram localizadas 48 pedras de crack e 30 porções de cocaína com o passageiro. Diante dos fatos, os abordados foram conduzidos ao Plantão Policial, onde o veículo e as drogas foram apreendidos e os dois homens permaneceram à disposição da Justiça.
Polícia Militar de Rio Claro expande programa Vizinhança Solidária com grupos de WhatsApp
Cerca de 30 grupos de WhatsApp estão em contato direto com a Polícia Militar de Rio Claro, dentro do programa Vizinhança Solidária, estimulado pela corporação em todo o Estado. Por meio dessa iniciativa, um vizinho se responsabiliza por comunicar os agentes sobre movimentações suspeitas no bairro. Segundo a PM, num dos grupos há mais de cem integrantes, e todos comerciantes, muitos da região central de Rio Claro. Há também vários grupos com moradores e comerciantes de bairros da cidade. Moradores que desejarem formar mais grupos para entrar no programa devem escolher um morador para ser o responsável como tutor, que fará o contato com os agentes. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente na PM ou no Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da cidade.
3º capotamento de veículo é registrado na cidade em poucos dias
Rio Claro registrou o terceiro capotamento de veículo em poucos dias, em plena zona urbana. Dessa vez uma motorista que trafegava com seu carro na Avenida 76-A, no bairro Arco-Íris, teria perdido o controle do Fiat Palio, capotando-o. A mulher, de 36 anos, foi socorrida por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que a encaminhou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cervezão. A Guarda Civil Municipal também atendeu a ocorrência. No sábado outros dois capotamentos foram registrados. Num dos casos, ocorrido na parte da manhã, um motorista capotou seu veículo na Avenida Ulisses Guimarães, no Bela Vista. De acordo com informações de populares repassadas às autoridades, o condutor do carro teria capotado sozinho, isto é, sem choque com outro veículo ou com alguma edificação, poste, árvore, etc. Não havia informações sobre feridos graves. Já o outro caso foi na parte da tarde, no Cidade Jardim, na rua 7 entre as avenidas 31 e 33. Um motorista teria perdido o controle do veículo, ao trafegar pela rua 7, batendo contra outro carro que estava regularmente estacionado. Com o impacto o carro descontrolado capotou e o que estava estacionado foi empurrado contra uma árvore próxima. Não havia também informações sobre feridos. Ambos os locais onde ocorreram os acidentes dispõem de sinalização de trânsito.
SP lança protocolo Não Se Cale e campanha de combate à violência contra mulheres
O Governo de São Paulo lançou na terça-feira, dia 1º de agosto, o protocolo “Não Se Cale” e a campanha “São Paulo Por Todas” para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em estabelecimentos privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte do poder público. Além disso, foi anunciada a instalação do Espaço Maternidade no Metrô, um projeto piloto que visa oferecer um local confortável e seguro para acolher mulheres que precisam amamentar, trocar fraldas e cuidar de seus bebês. O projeto é desenvolvido em parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com apoio da Secretaria da Saúde. “Se este evento está lotado de mulheres hoje, vestindo a camiseta do programa e apostando no protocolo ‘Não Se Cale’, é porque vocês acreditam nisso tanto quanto eu. É porque vocês sabem que nós vamos fazer a diferença juntos. Vamos fazer juntos o combate à violência contra as mulheres. Tenho certeza de que a gente vai entregar, daqui a alguns anos, uma situação muito melhor do que a gente recebeu e que São Paulo vai se tornar referência em políticas para a mulher”, declarou o governador Tarcísio de Freitas em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, ao lado da primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas. A cerimônia foi conduzida pela secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. Os anúncios marcam o primeiro dia do Agosto Lilás, mês de prevenção e combate à violência contra a mulher, e incluem a assinatura de um novo decreto estadual. O texto regulamenta as leis estaduais 17.621/2023 e 17.635/2023 e é fruto da articulação intersecretarial com a sociedade civil, sob liderança da Secretaria de Políticas para a Mulher. A partir de agora, bares, restaurantes, espaços de eventos, hotéis e estabelecimentos do setor de lazer deverão prestar auxílios previstos no novo protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual. Mais informações sobre o passo a passo podem ser obtidas no link https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sp-lanca-protocolo-nao-se-cale-e-campanha-de-combate-a-violencia-contra-mulheres-2/ . As informações são do governo estadual.