Um novo capítulo para o Autódromo Internacional de Brasília começou a ser escrito com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o Banco BRB. Na prática, o documento transfere, da agência ao banco, a gestão do espaço.
Com o esporte a motor em franca expansão, a obra viabiliza não apenas a modernização, operação e manutenção do espaço, mas também a exploração econômica. Por isso, a diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga, garante que os amantes do esporte podem estar certos de que o espaço “estará incluído na lista dos equipamentos mais modernos do mundo”.
O planejamento de reativação do local prevê ainda a entrega de uma grande arena multiuso para eventos esportivos, culturais e de entretenimento, além de espaço para ciclismo, caminhadas e corridas de outras modalidades, inclusive off-road.
O projeto inclui também a construção de uma pista híbrida, que poderá receber diversas modalidades de provas, de automobilismo a motovelocidade. Assim, o espaço sediará novamente eventos de grande porte, tanto nacionais quanto internacionais.
Além disso, de acordo com o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior, 90% do asfalto do kartódromo foi concluído e ele deve ser reaberto ao público em 2024.
As obras levam em conta as particularidades de Brasília, como aspectos urbanísticos, ambientais e de tombamento. Estão sendo seguidas todas as diretrizes do Plano de Ocupação do Setor de Recreação Pública Norte, a escala bucólica e normas relativas ao tombamento. O objetivo é integrar harmoniosamente o autódromo à paisagem urbana da capital federal, preservando o valor histórico.
A reabertura do autódromo voltará a fomentar o turismo em geral, rede hoteleira e gastronomia. E novamente proporcionar visibilidade aos pilotos que surgem no “grande berço de campeões” que é Brasília.
Com capacidade para até 80 mil espectadores, o autódromo se consolidou como um importante pólo de desenvolvimento de talentos esportivos nacionais.
No primeiro momento, o local estará apto a receber todas as provas nacionais homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), como Porsche Cup, Fórmula Truck e Stock Car.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação