Nenhum ponto inicialmente seria concedido pela corrida sprint da Fórmula 3 em Spa, na qual o brasileiro Caio Collet conquistou neste sábado a primeira vitória em 2023, pois as frequentes interrupções do safety car causaram frustrações.
O líder do campeonato, Gabriel Bortoleto, abandonou. Taylor Barnard foi o segundo colocado e Paul Aron completou o pódio.
A corrida, marcada por incidentes em uma pista úmida, foi encurtada em três voltas devido a preocupações com os pneus, e teve o safety car durante a maior parte de suas 12 voltas, terminando sob advertência.
Como não foram completadas duas voltas consecutivas de corrida sem interrupção, a prova não contou pontos. Collet, que largou em quarto lugar, assumiu o P3 em terceiro na Curva 1 e passou para segundo antes da reta Kemmel. Ele então assumiu a liderança antes do primeiro safety car ser acionado.
Após protestos, pontos são concedidos – Protestos pós prova foram acatados e brasileiro obteve 11 pontos pela terceira vitória de sua carreira na F3, com direito a melhor volta da prova.
Com isso, Collet somou 11 pontos, dez pela vitória e um pela melhor volta da prova, e se aproximou ainda mais da briga pelo top10.
A F3 tem a segunda corrida nesta madrugada de domingo, às 03:30, com transmissão da BAND e BANDSPORTS.
Por E. Cortez / Foto: Lucas Bassani