O fim das férias de julho está chegando para milhares de alunos da rede pública de ensino em Rio Claro. As escolas da rede municipal de ensino iniciam o segundo semestre do ano letivo nesta segunda-feira (24), enquanto as unidades da rede estadual retornam na terça-feira, dia 25 de julho.
O recesso nas escolas municipais foi realizado de 7 a 21 de julho, exceto para as escolas de educação integral cujo recesso foi mais curto: de 17 a 21 de julho. Alunos, professores e demais profissionais da educação retornam nesta segunda-feira (24) para o segundo semestre letivo de 2023 que termina em 20 de dezembro.
A rede municipal de ensino público de Rio Claro atende cerca de 18 mil estudantes na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – ciclos I e II.
Rede estadual
Os alunos da rede estadual de ensino retomam o ano letivo na terça-feira (25), quando começa o segundo semestre nas escolas estaduais. As férias de julho começaram em 3 de julho e serão encerradas nesta segunda-feira, dia 24, quando os professores fazem o replanejamento.
O calendário é o mesmo para todas as 5.300 unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado da Educação, o que inclui as escolas estaduais de Rio Claro. Juntas, essas escolas atendem 3,5 milhões de alunos em 645 municípios.
Em Rio Claro, a rede estadual tem 20 unidades que atendem mais de 12,6 mil alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio. Esse número inclui os estudantes dos distritos de Ajapi e Assistência.
Conforme a pasta, “o cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas cada escola pode organizar de forma autônoma, o próprio calendário pedagógico e de atividades”. O encerramento do ano letivo na rede estadual está previsto para 15 de dezembro.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Prefeitura