Muitos olhos se voltaram para o céu na manhã desta quinta-feira (20) em Rio Claro. O motivo da atração era um dirigível que sobrevoou a cidade chamando a atenção dos munícipes que avistaram a “aeronave”. As redes sociais foram utilizadas pelos moradores para fazer comentários e postar fotos do dirigível que estava de passagem pelo município.
O dirigível ADB-3-3 da AirShip do Brasil saiu de São Carlos nesta quinta-feira (20) em direção ao Campo de Marte em São Paulo para participar de evento em comemoração aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira.
O evento é promovido pela FAB (Força Aérea Brasileira) e patrocinado pela empresa Braspress, que atua no ramo de transportes aéreos. Em homenagem a Santos Dumont, o dirigível ganhou “roupagem nova” com grafismo alusivo ao aviador.
O ADB-3-3 é o primeiro dirigível de envelope não rígido (também conhecidos como “Blimp”) produzido no Brasil. Ele foi certificado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em dezembro do ano passado. De acordo com dados da Anac, o ADB-3-3 opera com um motor e seu envelope inflável mede 3.908 m³. A cabine da aeronave comporta até seis ocupantes.
Com relação a Santos Dumont, o primeiro dirigível do aviador brasileiro a ganhar notoriedade foi o modelo N-5, de 1901. Com esse aparelho, ele fez um voo por Paris e contornou a Torre Eiffel. O inventor brasileiro também criou um modelo portátil, o N-9, que ficava “estacionado” na varanda de sua casa na capital francesa e o N-10, projetado para transportar 20 passageiros.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação