Alimentos jogados na pia, papel higiênico descartado no vaso sanitário, óleo de cozinha usado lançado no ralo são exemplos de resíduos que, causam uma grande dor de cabeça com entupimentos e extravasamentos nas tubulações de redes de esgoto.
A adequada gestão de resíduos e a limpeza regular da caixa de gordura são medidas eficazes na prevenção de entupimentos nas tubulações de esgoto. O descarte de lixo em locais inapropriados, como as tubulações, é uma das principais causas de obstruções e transbordamentos nessas redes.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, destaca a importância de alguns cuidados por parte da população para evitar transtornos com o sistema de esgoto. No município, a empresa realiza uma rotina preventiva de limpeza das redes, e limpou preventivamente no primeiro semestre de 2023, 11,660 quilômetros de tubulações.
E, apesar do foco da companhia no trabalho preventivo, de janeiro a junho, foram prestados 32 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos. “Mesmo com as ações de manutenção preventiva, ainda assim é importante que o uso correto do sistema de esgoto seja um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, esclarece Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.
Durante a limpeza das redes e ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos, como fio dental, papel, brinquedos, latas de cerveja ou refrigerante, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias. Para evitar a obstrução das redes, Rodrigo orienta que as pessoas não descartem lixo e óleo de cozinha pelos ralos, pias e vasos sanitários, lembrando que esgoto não é lixo.
Os entupimentos das redes e ligações de esgoto não apenas causam prejuízos, como transbordamentos em vias públicas e riscos ao meio ambiente, mas também contribuem para a proliferação de doenças. Portanto, a conscientização coletiva sobre o uso adequado do sistema de esgoto é fundamental.