Com a presença de 32 seleções vai começar a 10ª edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino. E o Brasil estará na disputa, buscando o título inédito. O jogo de abertura do mundial será amanhã (20), entre as seleções da Nova Zelândia x Noruega, válido pela 1ª. rodada do Grupo A, que tem ainda Filipinas e Suíça.
Pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA será disputada em duas sedes, Nova Zelândia e Austrália, o que é uma tendência também no masculino. Os Estados Unidos são os mais vencedores de títulos até aqui. Conquistaram a disputa nos anos de 1991, 1999, 2015 e 2019. Com dois títulos, está a Alemanha, que conquistou o bicampeonato mundial feminino em 2003 e 2007. Com uma conquista, estão a Noruega, campeã em 1995 e o Japão, em 2011.
Brasil em campo
A seleção brasileira estreia no Mundial na próxima segunda-feira (24), às 8 horas (Brasília), quando enfrenta o Panamá, na cidade de Adelaide, Austrália, no estádio Hindmarsh, em jogo válido pelo Grupo F, formado ainda por França e Jamaica.
Mudança
Um desfalque de última hora, exigiu da técnica Pia Sundhage, alteração na lista de convocadas do selecionado brasileiro. Lesionada, com entorse no tornozelo, a atacante Nycole foi substituída por Angelina Alonso, que atua como volante e meio-campo e defende a equipe do OL Reign dos Estados Unidos.
No elenco que compõe a seleção brasileira para a disputa do mundial feminino está a meia-atacante Marta, 37 anos, e maior artilheira da história das Copas do Mundo. Além dela, a técnica Pia Sundhage conta também com as goleiras: Letícia, Camila e Bárbara. As laterais Rafaelle, Mônica e Lauren. As zagueiras: Kathellen, Antonia, Bruninha, Tamires, Duda Sampaio e Ana Vitória. No meio-campo defendem o Brasil: Luana, Adriana, Ary, Kerolin, Debinha e Gabi Nunes. E no ataque, formam: Andressa Alves, Marta, Geyse, Bia Zaneratto e Nycole. O time base do Brasil é formado por: Letícia; Antonia, Kathellen (Lauren), Rafaelle (Mônica) e Tamires; Kerolin, Ary Borges, Nycole e Adriana (Andressa Alves); Geyse (Marta) e Debinha.
32 seleções em busca do sonho
Confira os grupos na primeira fase do Mundial Feminino:
Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça
Grupo B: Austrália, Irlanda, Nigéria e Canadá
Grupo C: Espanha, Costa Rica, Zâmbia e Japão
Grupo D: Inglaterra, Haiti, Dinamarca e China
Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e Portugal
Grupo F: França, Jamaica, Brasil e Panamá
Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina
Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coréia do Sul.
Na primeira fase, as seleções jogam entre si dentro de seu respectivo grupo. Classificam-se às oitavas de final, as duas melhores seleções de cada grupo. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórias, até a grande final marcada para o estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, no dia 20 de agosto.
Nada de feriado nos jogos do Brasil na 1ª. fase
Além do jogo da estreia no próximo dia 24, o Brasil enfrenta a França, no dia 29, às 7h00, e a Jamaica, no dia 2, no mesmo horário. Nos dias de jogo da seleção brasileira será adotado o regime de compensação das horas de trabalho aos servidores públicos que quiserem acompanhar as partidas. Assim, o expediente de trabalho poderá ser iniciado às 11h00, quando o jogo do Brasil começar às 7h00 e às 12h00, quando o jogo começar às 08h00. Em relação ao setor privado, as empresas não tem obrigação de aderir ao regime de trabalho especial nesses dias.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Richard Callis