A Visita Programada em Propriedade Rural (VPPR) realizada pelas equipes da Patrulha Rural do 37º BPMI é uma ferramenta de prevenção primária em que, por meio do contato com o produtor rural, se procede a uma análise de risco levando-se em conta a avaliação do ambiente, tanto da propriedade, como do entorno, as vias de acesso, as propriedades vizinhas e outros pontos de interesses a serem observados.
O objetivo da Visita Programada em Propriedade Rural (VPPR) é conhecer o ambiente rural por meio, principalmente, do produtor rural. Esse contato entre a Patrulha Rural e o produtor rural é, antes de qualquer coisa, o estreitamento do vínculo Polícia x Comunidade, levando-se em conta que a polícia tem que estar próxima da comunidade, dialogando com as lideranças locais, promovendo consultas e pesquisas de opinião, conhecendo as demais autoridades e as necessidades específicas de sua área de atribuição.
A Visita Programada em Propriedade Rural (VPPR) consiste em uma visita com o objetivo de conhecer o proprietário rural e suas demandas, assim como, por meio de ferramenta específica, elaborar a análise de risco a sua segurança. O foco principal é o contato entre a patrulha e o produtor rural, de maneira que a comunidade rural constate efetivamente a ação das nossas equipes da Patrulha Rural.
O policial militar bem preparado, motivado e contextualizado com o objetivo da Visita Programada em Propriedade Rural (VPPR) ofertará informações ao proprietário rural, propiciando que vulnerabilidades sejam de imediato conhecidas e sanadas, otimizando a prevenção e eliminando e ou minimizando a ocorrência de infrações penais nos ambientes rurais.
Tão importante como fazer que a comunidade rural constate a efetividade das ações de polícia naquele ambiente, é envolver, essa mesma comunidade, nas medidas de prevenção, tornando o combate aos eventos criminais muito mais efetivo, ao diminuir o fator de exposição da eventual vítima ao criminoso.
Em caso de emergência, acione o Policial Militar mais próximo ou ligue no telefone de emergência 190.
Em caso de denúncias utilize o número 181.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência ligue para o telefone 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
Instagram: @trigesimosetimobpmi
Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
Twitter: @37BPMI
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana” Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!
Foto: Divulgação