Uma empresa clandestina de galvanização para banho de semijoias foi fechada pela Polícia Civil de Limeira nesta quarta-feira, dia 12. A ação aconteceu no decurso do cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Ao chegar ao local, agentes da DISE (Delegacia de Investigações Gerais) se depararam com diversas irregularidades, inclusive uso de produtos químicos controlados e operação de máquinas em pleno andamento.
A empresa clandestina fica no Parque Residencial Belinha Ometto e foi lacrada por fiscais da Prefeitura de Limeira, que acompanhavam a operação policial.
É por meio da galvanização que as semijoias recebem camadas de metal para evitar sua corrosão. A produção de semijoias, por sua vez, é uma das principais atividades econômicas do município de Limeira, empregando milhares de pessoas, tanto em indústrias quanto em ateliês.
A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada e enviou fiscais para analisar o local lacrado. O responsável foi preso em flagrante e passaria por audiência de custódia. Peritos do Instituto de Criminalística coletaram amostras de um efluente usado no local e que estava sendo despejado diretamente no chão.
Foto: Polícia Civil de Limeira