Polícias de SP recebem 9,4 mil armas e asseguram mais R$ 43 milhões para novas compras
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, assinou contratos para aquisição de 4,2 mil novas armas para as polícias Civis e Militar, com investimento previsto de R$ 43,2 milhões, no primeiro semestre de 2023. No mesmo período, as forças estaduais de segurança também receberam 9,4 mil armamentos que já estavam em processo de compra.
Entre os contratos assinados pela atual gestão, há acordos para aquisição de 800 espingardas, 700 submetralhadoras, 200 fuzis e seis metralhadoras leves. As entregas devem ser feitas a partir de outubro, a depender da liberação do Exército. Já as 2,5 mil armas de incapacitação neuromuscular para a PM devem chegar até agosto.
“Precisamos investir nas polícias para que elas estejam sempre um passo à frente da criminalidade. O que temos de melhor nas forças de segurança de São Paulo são nossos homens e mulheres vocacionados que dedicam a vida para proteger a sociedade. Investindo nesses profissionais e em suas estruturas de trabalho, estamos investindo em mais proteção para a população”, afirma o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
De janeiro a junho, as forças policiais também receberam 9.414 armamentos, além de 15 mil novos coletes para a PM. No dia 26 de junho, por exemplo, a Polícia Civil recebeu 414 novos fuzis ARAD calibre 5,56x45mm, que seguem o padrão de aquisição das mais novas tecnologias do mercado internacional. As informações são do governo do Estado.
Em Piracicaba: UBS Centro é alvo de furto; atendimento à população foi transferido para UBS Independência
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, em Piracicaba, localizada na avenida França, foi alvo de furto e vandalismo nos últimos dias. Por conta disso, o atendimento à população, como vacinas, por exemplo, foi transferido para UBS Independência, localizada à rua Pedro Chiarini, 144. A Prefeitura já trabalha para limpeza, reposição de itens e organização do espaço, para que o atendimento seja retomado o mais breve possível. A Polícia Civil já está no local para realizar a perícia, determinar se mais algum item foi levado e o momento em que a ação ocorreu. A Guarda Civil Municipal também está no local, acompanhando. Após a perícia, será registrado Boletim de Ocorrência. Foram furtados um tablet, utilizado para atendimento dos usuários, um botijão de gás e um glicosímetro. Outros objetos, como monitores, impressoras, e um purificador foram jogados por cima do muro, em uma obra vizinha à unidade de saúde.
Santa Gertrudes tem novo veículo para Defesa Civil
Nos últimos dias a prefeitura de Santa Gertrudes recebeu, via governo estadual, uma nova viatura e equipamentos (conjunto de combate a incêndios com tanque de 600 litros e motosserra) para a Defesa Civil. O benefício fez parte do programa “Ação de Aparelhamento das Defesas Civis Municipais”. O diretor municipal da Defesa Civil, Paulo Lopes, destacou que o veículo irá aperfeiçoar e melhorar os atendimentos realizados pelo órgão. “A Defesa Civil tem a missão de salvar vidas em situações de incêndios, desastres naturais, entre outros casos de urgência e emergência. Muitas vezes é a primeira a chegar ao local de atendimento. Por isso, agradeço ao governador e ao prefeito por viabilizar este veículo e equipamentos que são de extrema importância para os nossos serviços”, enfatizou Paulo. O prefeito Gino também ressaltou que a nova viatura fortalece a Defesa Civil de Santa Gertrudes e consequentemente, oferece um atendimento melhor à população. As informações são da Prefeitura de Santa Gertrudes.