Nesta segunda-feira, dia 10 de julho, o Brasil comemora o Dia da Pizza, uma forma de homenagear um dos pratos mais apreciados e consumidos no mundo. O prato foi inventado há mais de 6 mil anos no Egito. Porém, foi na Itália que os pães egípcios ganharam molho de tomate e outros incrementos e se tornaram no prato que conhecemos hoje. Ela chegou ao Brasil no início do século 20 trazida por imigrantes italianos e se tornou uma paixão nacional.
A redonda é tão importante e amada em terras brasileiras que ganhou até uma data para chamar de sua. O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985.
No Brasil, a demanda pelo alimento aumenta a cada dia, fazendo com que os cozinheiros procurem aprimorar suas técnicas, trazendo mais diversidade e qualidade para as pizzas brasileiras. A criatividade é a mãe da invenção e a lista de sabores da pizza cresce a cada dia.
De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), existem cerca de 112 mil pizzarias ativas no país, número que considera apenas os estabelecimentos cadastrados na Receita Federal. Hoje, o país produz mais de um milhão de pizzas por dia. A cidade de São Paulo é a segunda que mais come pizza no mundo, ficando atrás apenas de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Redação DRC