A Stock Car está de volta a Interlagos, ao lado da Fórmula 4 Brasil. E chega para completar uma marca impressionante: serão 150 corridas completadas no templo do automobilismo brasileiro.
Gabriel Casagrande chega ponteando a tabela, com 135 pontos.
Thiago Camilo e Cacá Bueno, que vêm de boa etapa em Cascavel, têm um combustível a mais para a etapa do Autódromo José Carlos Pace: querem igualar Ricardo Maurício, com oito triunfos na pista. Outro que busca quebrar um tabu incômodo é Rubens Barrichello, que busca vitória inédita no circuito.
Dentro da programação da rodada dupla, neste sábado (8), os pilotos partem para a classificação às 13h. No domingo (9), a largada para a corrida 1 acontece às 13h40 e a corrida 2 vem na sequência, às 14h20.
Tudo começou no Rio Grande do Sul
A Stock Car foi criada em 1977, mas foi apenas no dia 22 de abril de 1979 que aconteceu a primeira corrida. A estreia da competição, criada pela General Motors, foi no Rio Grande do Sul e, de lá pra cá, a Stock Car se tornou a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Por ela já passaram grandes nomes como Paulo Gomes e Ingo Hoffmann, ambos considerados lendas do esporte. Além deles, Cacá Bueno é outro competidor de peso, sendo o segundo maior vencedor de troféus da história da competição.
A Stock Car já passou por mudanças de formato ao longo das décadas. No ano de estreia, por exemplo, eram 19 carros competindo, todos no modelo do clássico Opala. Outra mudança na foi a inclusão da disputa em duplas, modelo que já foi adotado e abandonado muitas vezes.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação