Um problema que vem afligindo cidades de várias regiões do país vem tendo um combate constante em Rio Claro – a emissão de ruídos excessivos por parte de motos conduzidas por motociclistas que não se importam em respeitar a Lei do Sossego ou o cidadão que precisa descansar para trabalhar.
Na noite da última segunda-feira a equipe do GAM (Grupo com Apoio de Motocicletas) da GCM (Guarda Civil Municipal) recolheu mais uma moto por emissão de ruído excessivo.
Segundo o registro policial, os agentes faziam patrulhamento na rua 6, no Centro, quando se depararam com o motociclista conduzindo uma motocicleta Honda CG 125 azul, ano 1981, sendo que ela emitia ruído excessivo pelo escapamento.
Abordado o condutor, e realizada a aferição através do decibelímetro, a medição chegou em 104,1 decibéis, ou seja, o escapamento da motocicleta estava emitindo ruídos acima do permitido que é de até 99 decibéis, em desacordo com a Lei Municipal 5468/2021. A motocicleta foi apreendida, e o proprietário autuado pelo ruído excessivo, em multa cujo valor é de 300 UFMRC, o equivalente a R$ 1.281,27.
Vale ressaltar que a liberação de veículos apreendidos, por diversas razões e tipificações infracionais, implica em outros custos, já que eles ficam em pátios conveniados onde são cobradas diárias pela custódia de carros, motos, etc.
Foto: GCM/GAM