A rio-clarense Carmen Silvia Corrêa Bueno, em sua carreira, ocupa lugar de destaque em defesa dos direitos de toda a sociedade.
Diretora de Relações Politico- sociais da secretaria de Governo da Presidência da República.
Motivo de orgulho para o município e para o país. Atualmente, é Diretora de Relações Políticas-Sociais da Secretaria de Governo/PR. Com o cargo, representa o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua diretoria está a Coordenação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável chamados de ODS. No dia 24 de outubro, apresentou as propostas durante a 35ª ISAR – UNCTAD, evento realizado na sede da ONU em Genebra, onde falou sobre a implementação da Agenda 2030 Brasil para o Desenvolvimento Sustentável.
“O que está sendo feito a nível de governo federal pelos ODS, nós e a CNODS, envolvendo metas e indicadores, o Prêmio ODS Brasil, o processo de Internalização (do global para o nacional) da Agenda 2030, da Interiorização (território nacional) da Agenda 2030, o Relatório Nacional Voluntário – RNV, que será apresentado na ONU em julho de 2019”, explicou Carmen Bueno.
A Agenda 2030 apresenta inúmeros desafios. “É mais que um compromisso do País: é a oportunidade de convergência de políticas públicas e planejamento de longo prazo, para o governo e a sociedade civil. O Relatório Nacional Voluntário é um compromisso do Governo Federal e, assim, prestar contas da etapa de implementação da Agenda 2030 a seus diferentes atores”, explica, complementando que o compromisso é honrar o estabelecido que é “ninguém deve ser deixado para trás”.
O currículo é extenso. Como já citado, inclui doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Rio Claro (2001); Graduação em Geografia – Licenciatura e Bacharelado pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP (1978), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1989); e Professora adjunto 4 da Universidade Federal do Ceará até 2005. Foi Assessora Técnica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE de 2002 a 2015.