A maior estrela do futebol feminino do Brasil em todos os tempos estará presente para a disputa do seu sexto mundial. A meia atacante Marta, que atualmente joga no Orlando Pride dos Estados Unidos, é uma das convocadas pela técnica Pia Sundhage. Marta ostenta o feito de ser a maior artilheira do futebol em Mundiais com 17 gols.
A lista de convocadas é a seguinte:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila Rodrigues (Santos).
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Tamires (Corinthians), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal).
Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians) e Ana Vitória (Benfica).
Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).
O Brasil estreia no Mundial Feminino no dia 24 de julho, às 8 horas (Brasília), quando enfrentará a seleção do Panamá, em Adelaide, Austrália. A seleção brasileira forma no grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. Na sequência da disputa, o Brasil joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e no dia 2 de agosto, enfrenta a Jamaica, em Melbourne.
A 9ª. edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que tem os Estados Unidos, como atual campeã, terá 2 sedes, Austrália e Nova Zelândia.
Em seu último amistoso preparatório, antes da estreia no Mundial, o Brasil enfrenta o Chile, no próximo domingo (2), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 10h30.
As melhores colocações da seleção brasileira feminina em Copas do Mundo foram 3º. lugar em 1999 e 2º. lugar em 2007. A maior vencedora de títulos é a seleção dos Estados Unidos com 4 conquistas (1991, 1999, 2015 e 2019). A Alemanha venceu o Mundial em 2003 e 2007 e o Japão em 2011.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação/CBF