Policiais militares de 52 municípios vinculados ao 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Piracicaba, incluindo agentes que atuam em Rio Claro, participaram, no último fim de semana, de um treinamento conjunto promovido pelo DOPE (Departamento de Operações Especiais Estratégicas) da Polícia Civil.
Entre os treinamentos realizados estiveram: táticas e técnicas individuais para nivelamento, abordagem de pessoas e veículos, adequação de equipamento de usos individual e coletivo, busca pessoal e técnicas de algemação; retenção de armas de fogo (anti arrebatamento); técnicas de controle físico de suspeitos não colaborativos; entradas táticas; conduta de patrulha em áreas de alto risco; uso de torniquete e demais noções de APH-Tático.
A troca de experiências e transferência de conhecimentos foi viabilizada pelo treinamento conjunto, que também visa estimular ações de cooperação entre as forças. O DOPE é um supergrupo de Operações Especiais, subordinado à Polícia Civil do Estado de São Paulo.
O DOPE desenvolve atividades descritas em seu decreto de criação, e vai além: reúne todos os grupos operacionais e delegacias especializadas da capital paulista, como a Divisão de Operações Especiais (DOE), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic); a Divisão Antissequestro; a 5ª Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), ambas do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); e a Divisão de Capturas, do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade).