Neste dia em que Rio Claro completa 196 anos, se faz imprescindível destacar que, a cidade tem muitos motivos para se orgulhar quando o assunto é Esporte.
Rio Claro conta com dois clubes centenários de futebol profissional, em plena atividade e que disputam a divisão de acesso à elite do futebol paulista. AE Velo Clube Rioclarense e Rio Claro FC ostentam uma história riquíssima de conquistas e feitos memoráveis que muito orgulham os seus torcedores. Merecem destaque os clubes amadores e extra amadores que todos os finais de semana, movimentam os distritais e campos de nossa cidade.
Da mesma forma, o nosso basquete, maior glória do esporte local, com títulos estaduais, brasileiro e sulamericano. Outrora, Clube de Campo de Rio Claro, CESP – Blue Life, Polti-Vaporetto e, atualmente Rio Claro Basquete. Muitos nomes, ao longo do tempo, mas, sempre o mesmo símbolo a identifica-lo, que é também o símbolo da cidade, o Leão destemido que ruge forte e impõe respeito.
Rio Claro da UNESP, formando há décadas professores competentes e qualificados em seu concorrido curso de Educação Física. Rio Claro das glórias da natação com a família Koelle. Da tradição no judô, formando atletas e cidadãos vitoriosos com as famílias Mubarac e Pessoa e também com o sensei Jaime Polido.
Rio Claro do atletismo, e como não lembrar de João Redher, campeoníssimo. Rio Claro da sutileza do xadrez, do sempre atento Prof. Marcos Antonio Lopes e seus dedicados alunos. E do vigor do boxe, da Academia MM e de nossa expoente Jucielen Cerqueira. Rio Claro do tênis de mesa, cuja modalidade é muito bem representada pela Associação RCTM.
Impossível não mencionar os professores da Secretaria Municipal de Esportes, e na pessoa do Prof. Luiz Fernando Moreira, agora aposentado, nossa homenagem a todos eles, que, diariamente dedicam tempo e conhecimento para proporcionar a prática saudável do esporte, de maneira gratuita a todas as crianças interessadas.
Falamos agora da bola pesada, o futsal, onde Rio Claro sempre teve destaque. No passado com equipes memoráveis, entre as quais destacamos duas, Fiorentina e Drogaria São Caetano, e atualmente, Papelaria dos Contadores e Pisos Nice.
Rio Claro do ciclismo, com a equipe competente e vencedora da ABEC e em tempos idos com Venâncio Baptista Chaves e seus companheiros idealistas. Rio Claro da ginástica, do vôlei, do tiro esportivo, do balonismo. Rio Claro de todos os esportes e de tanta gente. A todos que fizeram e fazem o esporte em Rio Claro, atletas, profissionais ou amadores, dirigentes, professores e técnicos, apoiadores e torcedores e colegas da imprensa esportiva, em cujas páginas, telas e microfones levam informação e opinião diariamente sobre o esporte rioclarense aos leitores, internautas e ouvintes. A todos eles, o reconhecimento pelo esforço e dedicação e a singela homenagem do Jornal Diário do Rio Claro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação