A Sustentare Saneamento participou com um estande da 1ª Expo Ambiental Rio Claro – Soluções Sustentáveis, realizada nos dias 2 e 3 de junho, no Centro Cultural Roberto Palmari, onde demonstrou o funcionamento das operações de coleta de resíduos e do aterro sanitário, além da produção de composto orgânico para adubação. Foram distribuídas amostras do composto para o público que visitou o evento.
O material é produzido a partir de resíduos de podas, folhagem e palhas geradas na cidade, que são enviadas para o aterro, onde são trituradas e compostadas. O processo é realizado por uma equipe do aterro em uma unidade licenciada para a atividade. Em média, mensalmente, são produzidas 6,5 toneladas do composto.
Ele deve ser usado em combinação com terra, sendo uma parte de composto para cada três de terra vegetal. Todo o material produzido no aterro fica disponível e é distribuído pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A 1ª Expo Ambiental foi organizada pela prefeitura de Rio Claro, com a participação de várias empresas com estandes, nos quais foram demostradas soluções que setor privado vem desenvolvendo para garantir um futuro mais sustentável. A programação também contou com oficinas, palestras e exposições. Foi montada uma área de alimentação para os visitantes e participantes.
O objetivo do evento, realizado no Centro Cultural, foi de promover a troca de experiências e a disseminação de conhecimento entre profissionais, especialistas, acadêmicos e comunidade em geral.
A Sustentare Saneamento é a empresa responsável pela coleta regular e pelo gerenciamento e operação do aterro sanitário de Rio Claro, com isso contribui efetivamente com a sustentabilidade, promovendo o saneamento ambiental e, ao mesmo tempo, implementando soluções para reduzir o aterramento, reutilizando e/ou reciclando resíduos e contribuindo para um ambiente mais saudável e a qualidade de vida.
Foto: Divulgação