O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Wagner Marchi, se reuniu na tarde da última segunda-feira, dia 12, com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros. O encontro ocorreu em Brasília, na sede do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Um dos temas discutidos durante a reunião foi a elaboração de projetos para que o município consiga obter recursos federais para o fortalecimento das ações da Defesa Civil. No encontro, segundo Marchi, um outro assunto abordado foi a proposta de se construir um conglomerado regional de Proteção e Defesa Civil. Nesse caso, Limeira seria um dos polos de formação e fomento das ações relacionadas à Defesa Civil.
Marchi também formalizou convite a Barreiros para que ele participe como palestrante em evento estadual previsto para ocorrer em Limeira e que reunirá os órgãos de Defesa Civil dos municípios do Estado de São Paulo.
Recentemente, a Defesa Civil de Limeira teve um reforço considerável na sua estrutura após a nomeação de 26 agentes pelo prefeito Mario Botion. Os profissionais concluíram curso de formação e técnicas de atuação em situações de desastres ou riscos iminentes.
O secretário Nacional, conforme relato de Marchi, ofertou cursos para os agentes de Limeira promovidos pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Além de Marchi, participaram do encontro em Brasília, o diretor de Defesa Civil de Limeira, Anderson Martins, o diretor de Segurança Pública e Prevenção à Violência, Timóteo de Paula, e o assistente de Expediente da Diretoria de Segurança Pública e Prevenção à Violência, Moisés Muniz.
O prefeito de Limeira, Mario Botion, destacou a iniciativa da Secretaria de Segurança Pública no encontro em Brasília. “É importante mantermos esse tipo de relacionamento no campo institucional, O fortalecimento da Defesa Civil será um projeto permanente de política pública”, afirmou Botion. “O objetivo do encontro é fomentar as ações da Defesa Civil, que ganhou uma nova estrutura após medida tomada pelo prefeito”, mencionou Marchi.
Foto: Prefeitura de Limeira