Chegou a hora! Neste final de semana teremos a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, que promete grandes emoções e uma bela disputa à vitória geral graças ao sucesso da classe dos hipercarros.
Disputada pela primeira vez em 1923, as 24 Horas consolidaram seu posto entre as principais provas do esporte a motor mundial, compondo a Tríplice Coroa do Automobilismo junto com o GP de Mônaco da F1 e as 500 Milhas de Indianápolis.
E o grid foi definido entre os melhores colocados de cada classe na sessão classificatória, que foram ao Circuit de la Sarthe para a hiperpole, definindo as primeiras posições da largada deste sábado.
Em seu retorno ao mundo do Endurance, a Ferrari garantiu uma dobradinha, com Antonio Fuoco fazendo a pole position com o 499P #50. O italiano comandou o classificatório de 30 minutos, que contou com os oito melhores da LMH, com um tempo de 03min22s982 a bordo do carro que divide com Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
O trio de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi ficou com a segunda posição.
Felipe Nasr foi o único brasileiro na hiperpole pela LMH, com Pipo Derani não terminando entre os oito colocados na quarta-feira. O Porsche #75 que ele divide com Mathieu Jaminet e Nick Tandy ficou com a quarta posição.
Na LMP2 a pole ficou com Paul Loup Chatin, Laurents Hörr e Paul Lafargue da IDEC Sport, superando no fim a JOTA Sport de Pietro Fittipaldi, Oliver Hasmussen e David Hansson. Já a Alpine de André Negrão ficou pelo caminho na quarta-feira, não se classificando para a disputa da hiperpole.
Já na GTE Am foi a Corvette quem garantiu a pole position. O trio de Ben Keating, Nick Catsburg e Nicolas Varrone marcou 03min52s776 para ficar com o melhor tempo da classe, 1s6 à frente do rival mais próximo. Único brasileiro da classe, Daniel Serra, que divide o Ferrari 488 GTE EVO com Scott Huffaker e Takeshi Kimura, ficou com a sexta posição na GTE AM.
O Brasil contará com a Bandsports para acompanhar as 24 Horas de Le Mans 2023, com largada neste sábado às 11 horas de Brasília. O canal a cabo do grupo Band anunciou a transmissão da prova na íntegra em seu canal do YouTube e em flashes na TV.
O YouTube do canal transmitirá a corrida na íntegra, com três janelas de exibição pela TV: duas neste sábado, 10 de junho, e uma no início do domingo, 11 de junho. No sábado, a primeira será das 14h30 às 17h30, e a segunda será das 22h15 às 23h30.
Já a chegada, no domingo, será mostrada em uma janela de transmissão a partir das 8h da manhã até o fim da corrida, às 11h, se estendendo até o meio-dia com a premiação.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução