Os consumidores de Rio Claro e região podem aproveitar o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (8) para fazer compras. As lojas do comércio de rua vão abrir em horário especial hoje, das 9 às 15 horas, conforme informado pelo Sincomércio (Sindicato Varejista e Lojista de Rio Claro). Também há opção de comprar no Shopping Rio Claro cujos estabelecimentos vão funcionar das 13 às 19 horas no feriado desta quinta.
O comércio de rua também abrirá em horário estendido no sábado (10), das 9 às 18 horas, como acontece sempre no primeiro sábado do mês após o quinto dia útil e pagamento de salário dos trabalhadores. No shopping, o horário de funcionamento será normal, das 10 às 22 horas.
E ainda haverá horário especial no dia 24 de junho, data de aniversário de Rio Claro que completará 196 anos. As lojas vão abrir das 9 às 15 horas no comércio de rua e das 13 às 19 horas no shopping.
Quem visita o comércio pode ver que as lojas buscam atrair os clientes com promoções e decoração para o Dia dos Namorados, comemorado na segunda-feira, dia 12 de junho. Quem ainda não comprou o presente do seu amor pode aproveitar o horário especial do comércio para fazer suas compras.
Mas atenção. É bom ficar de olho nas dicas para compras de presentes para evitar problemas com eventuais trocas. “Apesar da diversidade de itens comercializados neste período, alguns produtos devem ter maior atenção dos consumidores na hora da compra; por isso, outras informações e detalhes devem ser observados”, alerta o Procon-SP.
De acordo com o Ipem-SP, “as informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos, como estarem em português e indicar o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem. Além disso, também é necessário identificar a composição têxtil, o tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação”.
Além disso, orienta o Ipem-SP, a etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto, assim como o tamanho das peças de vestuário.
Os bichos de pelúcia merecem atenção especial, pois podem causar alergias se tiverem sido confeccionados com materiais que não atendem os requisitos de segurança exigidos pela legislação. Da mesma forma, os eletrodomésticos precisam ter selo do Inmetro atestando que foram avaliados a aprovados no quesito segurança.
Compras pela internet
Fazer uma pesquisa de preços, buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas são medidas importantes. É recomendável consultar no site do Procon-SP a lista de sites não recomendados; veja aqui. https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais. Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
O Ipem-SP também alerta que nas compras pela Internet, como os produtos não estão à vista do cliente, devem ser apresentadas pelo site de vendas a certificação ou registro junto ao Inmetro e as informações da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, para que o consumidor possa escolher os produtos que possuem sua segurança avaliada e forneçam economia de consumo elétrico.
Veja mais orientações sobre compras pela internet https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/GuiadeComercioEletroniconovologEPDC2021ELEICOES2022.pdf
Por Redação DRC / Foto: Reprodução/Internet