Cinco mil pessoas participam do desfile que celebrou 75 anos de Cordeirópolis
No calendário tradicional cordeiropolense, o desfile cívico é uma das atrações mais esperadas de todos os anos na cidade. Em 2023, este momento foi ainda mais marcante pelo fato de o município completar no dia 13 de junho, o seu Jubileu de Diamantes, o aniversário de 75 anos de emancipação político-administrativa.
Para comemorar a data, a prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, contou com a participação servidores municipais e vários moradores. “Uma cidade que respeita o seu passado e pensa no futuro, é acolhedora e terra de gente feliz”, declarou o prefeito Adinan Ortolan na abertura da cerimônia.
“Ao todo cerca de 50 entidades, entre escolas, igrejas, secretarias municipais e outros convidados especiais fizeram parte da festa. Nos últimos anos avançamos muito no quesito, saúde, saneamento básico e outros investimentos referentes ao desenvolvimento econômico e mobilidade urbana que também fazem parte desse progresso. Em diversas áreas, a atual administração investe no presente para garantir um futuro sustentável e prospero”, relatou o mandatário. (Fonte: Divulgação)
Ministério do Meio Ambiente realiza em Rio Claro curso para captação de recursos
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, será realizada em Rio Claro uma capacitação para a elaboração de projetos e captação de recursos, ministrada por representante do Ministério do Meio Ambiente.
A subsecretária de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério do Meio Ambiente, Ana Beatriz de Oliveira, estará em Rio Claro na próxima sexta-feira (9) para ministrar a capacitação “Elaboração de projetos para captação de recursos”.
Os interessados em participar da capacitação devem fazer inscrição no e-mail sema@rioclaro.sp.gov.br. A inscrição é gratuita e vai até quarta-feira (7). São 50 vagas. A capacitação será das 14h às 17h30, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal, na Rua 6 com a Avenida 48.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelos telefones (19) 3522-1997 e 3522-1980. (Fonte: Divulgação)
Saúde faz prevenção à doença mão-pé-boca em escolas
A prevenção à doença mão-pé-boca tem mobilizado profissionais da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro em ações com a comunidade. Atividades com pais e responsáveis são realizadas em salas de espera de unidades de saúde e incluem material informativo. Além disso, profissionais de escolas municipais também recebem informações sobre a doença.
“O objetivo é orientar sobre prevenção, em casa e na escola, para evitar o contágio da doença, que é mais frequente em crianças de até 5 anos”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção primária em saúde do município.
O trabalho já foi realizado por equipes das unidades de saúde do Palmeiras, Benjamin de Castro, Terra Nova e Jardim Brasília e deve ser expandido para comunidades de outros bairros. Para isso novas ações em escolas estão sendo agendadas.
A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
A transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões. “Em caso de sintomas, a orientação é buscar atendimento na unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima da casa do paciente”, informa Vania.
A principal maneira de prevenir a doença é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de trocar fraldas ou usar o banheiro. Também deve ser feita limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo brinquedos. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação