O ano de 2023 é o 50º aniversário do Dia do Meio Ambiente, determinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) na data de 05 de junho. Este ano o tema será “Combate a poluição plástica”, alertando sobre a crescente produção e descarte incorreto de embalagens que afetam mares, rios, flora, fauna, ar etc, o meio ambiente em geral.
A ONU constatou que a cada ano em todo o mundo mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos, porém apenas 10% é reciclado. Os microplásticos, que são as partículas de plástico de até 5mm de diâmetro, acabam em alimentos, água e ar. O plástico descartado ou queimado polui todos os ecossistemas, prejudica a biodiversidade e a saúde humana.
Os anfitriões da celebração do meio ambiente neste ano serão a Costa do Marfim em parceria com os Países Baixos. Sendo uma das maiores plataformas globais para sensibilização ambiental, o Dia do Meio Ambiente, segundo a ONU, tem a participação de dezenas de milhões de pessoas, juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
Mundialmente acontecem eventos para conscientizar a população sobre a importância da preservação e uso sustentável do meio ambiente em equilíbrio com o combate a pobreza e as necessidades humanas.
Em nosso país a Semana Nacional do Meio Ambiente foi decretada na primeira semana de junho. O dia da Ecologia também é comemorado nesta data, essa ciência que é ramo da Biologia, estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
Como exemplo de atividades a Semana do Meio Ambiente na cidade São Paulo em 2023, contará com cursos, workshops, passeios, oficinas, palestras, entre outros. No Parque Ibirapuera haverá uma trilha especial, mostrando a vegetação do local, das 9:30 as 12:30 e encontro no Campo Experimental ao lado do Córrego Sapateiro.
Em nossa cidade de Rio Claro, acontece a 1ª Expo Ambiental com o tema: “Soluções Sustentáveis”. O evento começou ontem e segue neste sábado, dia 3 de junho, das 14h às 18h, no Centro Cultural Roberto Palmari. A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O evento em Rio Claro conta com stands de empresas e instituições locais que estarão apresentando soluções ambientais, tecnologias e inovação em resíduos, águas, efluentes, energia, construções sustentáveis, ciência e tecnologia e gestão ambiental,com o objetivo de promover a troca de experiências e disseminação de conhecimento entre profissionais, especialistas, acadêmicos e comunidade em geral.
Por Eder Varussa