Mais um procurado pela Justiça é preso pela PM em Rio Claro
Na tarde da última segunda-feira, dia 29, a equipe da Força Tática da Polícia Militar capturou um homem que tem condenação judicial criminal a cumprir. A prisão ocorreu na Avenida Visconde de Rio Claro, Vila Operária.
Segundo o registro policial, os agentes estavam realizando patrulhamento de rotina quando avistaram um indivíduo, contra o qual eles tinham conhecimento de que havia sido expedido pela Justiça um mandado de prisão.
Imediatamente a equipe realizou a abordagem, e na revista pessoal, embora não tenha sido encontrado nada de ilegal, foi confirmada a identidade do suspeito e a vigência do mandado de prisão.
Ele foi levado ao Plantão Policial onde passou pelos procedimentos de praxe, ficando à disposição da Justiça. Com essa detenção, são quatro os casos semelhantes registrados somente de sexta-feira para cá.
Seminário em Limeira aborda prevenção à violência familiar e nas escolas
O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e a Secretaria de Educação promoveram na sexta-feira um seminário sobre prevenção à violência familiar e no contexto escolar. Alusiva ao Dia do Assistente Social, a iniciativa aconteceu no Teatro Nair Bello. Participaram o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o secretário de Educação, André De Francesco, a presidente da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Piracicaba, Eliete Nunes Fernandes da Silva, e o vereador Betinho Neves. O Dia do Assistente Social foi celebrado em 15 de maio. Botion ressaltou a relevância do seminário e o papel da profissão. “A prevenção da violência dentro dos ambientes familiar e escolar tem participação efetiva dos profissionais da assistência social, que estão em várias áreas e fazem um trabalho extremamente significativo de atendimento à população”, disse. Erika Tank, por sua vez, agradeceu o trabalho dos assistentes sociais e citou como a área, por meio do Ceprosom, foi essencial para a estruturação da Rede Elza Tank. “É através do olhar da assistência social que construímos as políticas públicas, tanto no Executivo, como no Legislativo”, disse. “Essa capacitação reforça ainda mais o nosso compromisso e nossa atuação junto à sociedade”, observou Betinho Neves. Segundo Aucélia, desde a pandemia, houve aumento no número de casos de violências e violações de direitos – daí a pertinência do debate. “Hoje queremos refletir sobre essa temática para dar subsídio técnico para que a abordagem seja cada vez mais qualificada”, explicou. “Limeira mais uma vez está à frente de um trabalho pioneiro de assistência na educação e no serviço social”, complementou Francesco.
Curso de apoio à mulher com deficiência vítima de violência bate recorde de inscrições
Com recorde de inscrições, o curso “O atendimento à mulher com deficiência vítima de violência”, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência por meio do programa Todas in-Rede e em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), teve início na última semana. Somando mais de 300 inscritos, a capacitação é voltada para profissionais de redes de proteção como promotores, delegados(as) e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais nos municípios e demais órgãos que atendem ou possam vir a atender essas mulheres. “O recorde de alunos inscritos no curso é uma alegria para nós, uma certeza de que estamos no caminho certo e de que o estado tem tido maior interesse em se capacitar para receber as mulheres com deficiência, que muitas vezes nem sabem que estão passando por uma situação de violência”, destacou a coordenadora do programa TODAS in-Rede da Secretaria, Caroline Reis. Essa é a quarta turma do curso que tem aulas ministradas na modalidade EaD por profissionais especialistas no tema. Organizadas em quatro módulos, as aulas são gravadas, com indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas. Capacitismo, gênero, acessibilidade, importância do trabalho em rede e o contexto e tipificação da violência são alguns dos temas abordados durante as 40 horas de curso. Todas as informações são do Governo do Estado.