O Autódromo Internacional de Tarumã foi palco de um grande susto no começo da tarde deste sábado (27), na abertura da segunda etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional. Pouco depois da largada da Corrida 1, no desfecho da primeira volta, uma disputa bastante acirrada teve quatro carros lado a lado na reta dos boxes. Com os competidores batendo lateralmente, dois deles levaram a pior: o gaúcho Thiago Tambasco (Chevrolet New Onix #46) e o paranaense Guilherme Sirtoli (New Onix #65) perderam o controle e atingiram com violência o muro. Os carros capotaram várias vezes e geraram uma imagem assustadora.
O resgate chegou de imediato ao local do acidente. Sirtoli foi o primeiro a sair do carro e escapou ileso, sem qualquer ferimento. Pouco depois, Tambasco também deixou seu New Onix, com a ajuda da equipe de resgate, e foi encaminhado para o centro médico do Autódromo de Tarumã.
Após os primeiros exames, a equipe chefiada pelo doutor Leandro Schimmelpfeng detectou fratura em um dos dedos da mão esquerda, além de possível fratura na mão direita, que apresentava luxação. O piloto foi encaminhado na sequência para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para exames mais detalhados.
“Felizmente estamos vivos” – “Foi um acidente de corrida, sem culpa de ninguém. Estamos sujeitos a isso, mas felizmente estamos bem e vivos. Nunca tinha visto cinco carros lado a lado, ainda mais em uma pista como Tarumã. Pela imagem, você pode ver que os três carros colam um no outro, todo mundo estava muito rápido, e o piloto não consegue mais ter ação, e os veículos tomam uma direção aleatória. Mas isso prova também o quão seguros são os carros da Turismo Nacional. Saímos tontos das capotadas, o Tambasco sofreu ferimentos nas mãos, mas, pela gravidade do acidente, poderia ter sido muito pior”, disse Gui Sirtoli, um dos envolvidos no acidente.
O acidente também colocou à prova a segurança dos carros da Turismo Nacional. Mesmo diante de um impacto tão brutal, os pilotos conseguiram sair em condições gerais estáveis, em cenário que poderia ter sido muito pior. A segunda etapa da Turismo Nacional em 2023 tem sequência neste sábado, com a disputa de quatro corridas, e será concluída no domingo, com mais duas provas.
Fotos: Duda Bairros/Vicar