Como parte das atividades da campanha Maio Amarelo que acontece em todo o país e visa conscientizar a população sobre a prevenção a acidentes de trânsito, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro promoveu, na quinta-feira (25), palestra sobre o tema.
Ministrada pela guarda civil Rosangela Ratky, a palestra é idealizada e realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Teve como foco, a educação e boa conduta no trânsito e também abordou exemplos de acidentes em Rio Claro, além da exibição de vídeos educacionais e exemplos positivos e negativos e as consequências dessas atitudes no trânsito e na vida das pessoas.
A imprudência, imperícia, negligência, falta de habilidade, o uso do celular e o não uso do cinto de segurança também foram destacados como principais causadores de acidentes nos dias de hoje. “Noventa e quatro por cento dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Por isso, é preciso ser responsável, respeitar as leis de trânsito e não ter reações impulsivas no trânsito”, destaca Rosangela.
De acordo com o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Gustavo Henrique Raimundo, também presente à palestra, atualmente, Rio Claro possui cerca de 200 mil placas de veículos cadastradas, ou seja, quase um veículo por habitante no município. “Existe um fluxo diário muito grande no trânsito de Rio Claro. Então, escolham sempre a vida”, ressalta Gustavo.
Ao final da palestra, os participantes receberam material educativo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário.
Foto: Divulgação