Alexandre Funari Negrão, mais conhecido como Xandy Negrão, ex-piloto da Stock Car e ícone do automobilismo brasileiro, morreu nesta quarta-feira, 24, aos 70 anos. Ele veio a óbito em sua residência em Campinas, onde nasceu em 1953.
A família de Negrão revelou o óbito, mas não detalhou a causa, porém sabe-se que ele lutava contra um câncer. A notícia foi confirmada também pelo perfil oficial da Stock Car.
Xandy foi quatro vezes vice-campeão da Stock
Car. Ao todo, disputou 108 corridas, com 21 vitórias e 59 pódios, além de 23 poles.
Ao final de sua carreira nas pistas, investiu no ramo empresarial. Ele fundou a Medley, maior laboratório do ramo de medicamentos genéricos do País. Em 2009, vendeu a empresa por US$ 664 milhões para o grupo francês Sanofi. Desde então, se dedicava à criação de gado e era dono de uma propriedade em Goiás.
Sua família seguiu seu caminho no automobilismo. O filho Alexandre – o Xandynho Negrão -, teve passagem pela Stock Car e conquistou, ao lado do pai, a Endurance Brasil, em 2020. Ele permanece na categoria nesta temporada 2023.
O falecido ex-piloto é irmão Guto Negrão (que também teve passagem pela Stock Car) e tio André Negrão (filho de Guto), vice-campeão mundial de Endurance em 2022 na LMP1 e atual piloto da Alpine na LMP2.
Xandy era o patriarca de uma das famílias mais ricas do País. Em levantamento da Forbes, de 2021, figurava na 100ª posição, com um patrimônio estimado em R$ 4,7 bilhões.
A morte do ex-piloto foi lamentada nas redes sociais. “Um competidor duro, mas sem perder a alegria. Brincalhão, mas sempre profissional. Assim que ele será lembrado por nós”, escreveu a Stock Car.
Carreira icônica
Xandy fez história como vencedor da primeira corrida do Brasileiro de Marcas e Pilotos: as 6h de Interlagos, em 1983. Três anos depois, ao lado de Armando Balbi, conquistou o título da competição, que então mesclava provas mais curtas com outras de longa duração, sempre em duplas ou trios.
A bordo do Chevrolet Omega com o azul-piscina da Medley, Xandy foi quatro vezes vice-campeão da Stock Car (1995, 1996, 1997 e 1999), somando 21 vitórias na categoria. Venceu ainda a Porsche GT3 Cup; o extinto GT3 Brasil, a bordo de um Ford GT, ao lado de Andreas Mattheis. Em 2019, ao lado do filho, Xandinho, conquistou o título da categoria GT3 do Império Endurance Brasil, com o Mercedes AMG alinhado pela Scuderia 111, de Carlos Chiarelli.
Além do currículo de respeito, Xandy sempre se destacou pelo jeito bem-humorado.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução/Internet