O Dia da Indústria, comemora neste 25 de maio, será celebrado com evento na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na capital paulista. O evento é uma produção conjunta da Fiesp, Ciesp, BNDES e Cebri. A atividade contará coma presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e alguns ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Aloizio Mercadante (BNDES).
No evento de hoje, Lula deve anunciar as primeiras medidas da política industrial do seu governo. O pacote deve incluir medidas de resgate do carro popular para estimular a indústria automotiva, que vem parando a produção em virtude das vendas abaixo do esperado. No entanto, espera-se que as propostas do governo envolvam e beneficiem toda a indústria, e não apenas as empresas fabricantes de veículos.
A expectativa é grande visto que Alckmin, durante o Fórum Paulista de Desenvolvimento em São Bernardo do Campo (SP), prometeu que o governo iria anunciar “boas novas para o setor” nessa data.
O evento será realizado das 8 às 17 horas. Ao longo do dia, haverá debates com a participação de especialistas nos seguintes painéis: “Nova Política Industrial”, “A Reforma Tributária para o Crescimento Econômico”, “Desindustrialização e os Novos Desafios da Geopolítica e do Reshoring”, “Financiamento para o Desenvolvimento da Indústria” e “Fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (MPMES)”. O evento será encerrado pelo governador do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Integrantes da diretoria do Ciesp Rio Claro vão participar do evento em São Paulo.
Programação
Painel 1 – Nova Política Industrial
Discutir a experiência internacional em novas políticas industriais considerando os principais desafios do desenvolvimento do século 21. Discutir mecanismos e instrumentos de políticas para promover uma indústria inovadora e sustentável, potencializando investimentos públicos e privados.
Painel 2 – A Reforma Tributária para o Crescimento Econômico
Este painel visa discutir as principais diretrizes para a atual reforma do Sistema Tributário Nacional.
Painel 3 – Desindustrialização e os Novos Desafios da Geopolítica e do Reshoring
O objetivo do painel é traçar uma perspectiva sobre as questões geopolíticas e as experiências internacionais recentos em políticas industriais, refletindo sobre os desafios e as oportunidades para a indústria brasileira. O que mudou e como reposicionar o Brasil.
Painel 4 – Financiamento para o Desenvolvimento da Indústria
Discutir os papéis dos mercados de capitais, dos bancos de investimento e dos bancos de desenvolvimento na promoção da indústria e do crescimento econômico. Quais são os instrumentos e os ajustes de política necessários para apoiar o investimento produtivo?
Painel 5 – Fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (MPMES)
Debater os principais desafios e os mecanismos necessários para apoiar e fortalecer as MPMEs.
Por Redação DRC / Foto: Ricardo Stuckert/PR