A exemplo da seleção feminina, a seleção masculina de vôlei do Brasil já conhece o caminho que terá pela frente na Liga das Nações de Vôlei, competição anual que substitui a tradicional Liga Mundial.
Reunindo 16 equipes, a competição tem por objetivo revelar novos talentos e preparar as seleções para o pré-olímpico que será disputado no segundo semestre deste ano, sendo o masculino em outubro e o feminino em setembro.
Na Liga das Nações, cada equipe vai jogar 12 partidas na primeira fase, e ao final dela, classificam-se as oito melhores para a fase final, que é eliminatória.
A Polônia sediará a fase final masculina e os Estados Unidos, a fase final feminina e por esse motivo, ambas já estão classificadas à fase decisiva da disputa.
O Brasil estreia na Liga das Nações de Vôlei Masculino no dia 7 de julho, quando vai enfrentar a Alemanha, em Otawa, Canadá, onde permanecerá para a disputa de mais 3 jogos: Contra a Argentina, dia 8, Cuba (dia 10) e Estados Unidos (dia 11).
Depois, o Brasil parte para Orléans, França, para mais 4 jogos: Bulgária (20), Japão (22), Eslovênia (24) e França (25). Finalmente, os comandados do técnico Renan Dal Zotto rumam para Pasay, nas Filipinas, onde irão jogar contra a Itália, dia 4 de julho, Países Baixos (6), Polônia (7) e China (8). A fase final da Liga das Nações de Vôlei Masculino está marcada para a cidade de Gdansk, na Polônia, de 19 a 23 de julho.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução