Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para as famílias providenciarem a limpeza de túmulos no cemitério municipal São João Batista antes do Dia de Finados, que será celebrado na próxima sexta-feira (2).
Também para quarta-feira está previsto o término do mutirão de limpeza que a prefeitura de Rio Claro iniciou segunda-feira (29) no local. “As chuvas e ventos da semana passada espalharam muitas folhas pelo cemitério, o que exige esforço extra de nossas equipes para deixar tudo em ordem até a sexta-feira de Finados”, explica o diretor de Administração, Sérgio Christofoletti, informando ainda que o serviço de capinação já havia sido finalizado.
No Dia de Finados, todos os quatro portões do cemitério São João Batista serão abertos às 6 horas. A entrada principal ficará aberta até às 18 horas e as demais serão fechadas às 17 horas. As entradas ficam nas ruas 16 e 20 e avenidas 19 e 23. No cruzamento da Via da Saudade com a Rua 16, o trânsito ficará suspenso durante o dia para dar mais segurança aos visitantes que entrarem pelo portão principal.
AEDES AEGYPTI
Na sexta-feira, 14 agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde estarão das 8 às 17 horas nos cemitérios de Rio Claro orientando os visitantes sobre a importância de evitar que objetos como embalagens plásticas de flores e vasos de plantas acumulem água das chuvas, e se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Dos 14 agentes, seis estarão no Cemitério de São João Batista, que tem maior movimento no Finados e recebe cerca de 40 mil visitantes na data. Outros seis estarão no Cemitério das Palmeiras e dois no Cemitério Evangélico.
De acordo com a chefe do Núcleo de Endemias, Maria Júlia Guanieri Baptista, por serem pontos estratégicos, devido ao ambiente propício para a proliferação do mosquito, a atenção nos cemitérios precisa ser redobrada por conta da grande circulação de pessoas no dia de Finados.
Um dos alertas que a prefeitura faz àqueles que forem ao cemitério é para que tirem as embalagens dos vasos que forem deixados nos túmulos, para não transformar os recipientes em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Descartar objetos e outros tipos de embalagens dentro do cemitério da maneira correta também ajuda a reduzir os riscos de multiplicação do Aedes.
Cemitério recebe missas no feriado
A programação na capela do cemitério São João Batista também está definida, com sete missas previstas para o dia 2. A prefeitura está montando tenda ao lado da capela e colocando cadeiras na parte externa para que todos possam acompanhar as missas confortavelmente.
Às 7 horas, reza missa o padre Everson Lunardi do abrigo São Vicente, seguido dos padres Jorge Pinheiro (paróquia São Pedro e São Paulo) às 8h30; Renato Andreatto (paróquia Nossa Senhora Aparecida) às 10 horas; Antônio Portilho (paróquia São João Batista) ao meio-dia; Wanderley Calça (paróquia Nossa Senhora da Saúde) às 13h30; Edvaldo do Nascimento às 15 horas; e Ricardo Martins (paróquia Espírito Santo) às 17 horas.
Missa acontece também no Cemitério de Corumbataí, às 8 horas e, às 19 horas, na Matriz.