Dia muito especial para o esporte rio-clarense. O Rio Claro FC completa neste 9 de maio, 114 anos de fundação. Uma trajetória de lutas, desafios e conquistas.
Fundado nesta data, pelos ferroviários Bento Estevam de Siqueira [1880-1911], Constantino Carrocine [1891-1940] e João Lambach [1886-1942], juntamente com o professor Joaquim Arnold [1882-1968], o Rio Claro Foot-Ball Club [ainda com parte da grafia escrita em inglês] iniciou naquela já longínqua data uma belíssima e gloriosa história que hoje (9) completa 114 anos.
Constam dos arquivos que a primeira partida oficial aconteceu oito meses depois de o time ter sido criado e terminou com o placar anotando a vitória do Azulão por 2X0 sobre o Sport Club Caramuru, de Cordeirópolis.
Atualmente, disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, o Rio Claro FC, fechou o campeonato deste ano na décima colocação com 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, o que de certa forma, frustrou os torcedores rioclaristas que estavam acostumados a, nos últimos anos, verem o acesso à Série A1, bater na trave. Foi assim em 2022 e 2021, quando o time chegou até à fase semifinal.
O Rio Claro FC ostenta o orgulho de ser o quarto clube de futebol profissional, mais antigo do Brasil, em atividade, atrás apenas da Ponte Preta (fundada em 1900), da Inter de Bebedouro (1906) e do Clube Atlético Pirassununguense (1907).
Durante a trajetória de 114 anos, o Rio Claro FC utilizou quatro estádios para mandar seus jogos: O primeiro foi o campo que existia no bairro da Cidade Nova, entre os anos de 1909 a 1914. Depois, o Azulão passou a jogar no campo do Grêmio Recreativo do Empregados da Cia Paulista, no período de 1914 a 1930. Já no ano seguinte, o Rio Claro FC estabeleceu-se no antigo Estádio Municipal, atualmente o Espaço Livre da Avenida Visconde, onde permaneceu até 1972. Finalmente, em 1973, e até os dias atuais, a sede do Rio Claro FC é o estado Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho. O primeiro campeonato oficial que o Rio Claro FC disputou foi pela extinta Liga Oeste, no ano de 1915.
Vale lembrar que, também no futebol amador, o Rio Claro FC se destacou, disputando os certames promovidos pela Liga Municipal de Futebol, tendo obtido 9 conquistas.
A conquista mais importante, até o momento do Azulão da Rua 9, no âmbito profissional, foi o título do Campeonato Paulista da Série B-1 em 2002.
Estão registradas para sempre na retina e no coração dos torcedores do Rio Claro FC os acessos conquistados para a Série A1 do Campeonato Paulista, nos anos de 2006, 2009 e 2013, o que permitiu que o Azulão disputasse o tradicional e sempre competitivo Paulistão nos anos de 2007, 2008, 2010, 2014, 2015 e 2016.
O Azulão ostenta ainda a primazia de ter sido o único clube profissional de Rio Claro, até hoje, a disputar o Campeonato Brasileiro. Foi no ano de 2007, quando o Rio Claro FC integrou a Série C e obteve 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em 12 jogos disputados, fechando sua participação com 15 pontos ganhos, 12 gols marcados e 16 sofridos.
Este ano, o Rio Claro FC optou por não disputar a Copa Paulista, mas mantém as categorias de base em atividade, com os times Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que fazem campanhas muito boas nos campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Futebol.
Na rica galeria de troféus do Rio Claro FC constam ainda duas conquistas bastante significativas para a história do Azulão, no período que antecede o profissionalismo. Trata-se do bicampeonato paulista do Interior, nos anos de 1928 e 1929, pela Liga Amadora de Futebol (LAF). Tais conquistas foram reconhecidas pela Federação Paulista de Futebol, em sua Enciclopédia do Futebol -125 anos, publicada ano passado, e que correspondem à atual Série A2 do Paulistão.
Presidente e torcedores falam sobre o Azulão!
Na data em que o Rio Claro FC comemora 114 anos de existência, o D’Esportes ouviu, alguns rioclaristas apaixonados que falaram de seu amor pelo Azulão. O presidente da diretoria do Rio Claro FC, Dayvid Medeiros, que encerra seu mandato, nesta data, deixou sua mensagem à torcida rioclarista: “Gostaria de parabenizar todos os torcedores, jogadores, colaboradores, que fazem parte do Rio Claro FC, sem esquecer de todos que já passaram pelo clube e fazem parte dessa história, um clube centenário tradicional do interior Paulista, que já deu muitas alegrias ao seu torcedor e que hoje estamos em busca de levar o clube para um lugar de destaque no futebol paulista e estamos trabalhando para levar o clube de volta à elite do Paulistão, ativamos toda a categoria de base, e toda ela sendo em Rio Claro, que será muito importante para aproximar o clube de seu torcedor e formar novos apaixonados pelo clube, sou muito grato por fazer parte dessa história e me sinto honrado em ajudar na evolução e restruturação do clube!!!”.
O ex-presidente da Liga Municipal de Futebol, Luiz Camargo de Oliveira, representante comercial aposentado, e rioclarista de quatro costados, fala com carinho sobre o Rio Claro FC. “Tenho grande satisfação de dar os meus parabéns ao Rio Claro FC, um clube que tenho no meu coração, nesses seus 114 anos, comemorados hoje. Recordo com carinho do querido Azulão, desde a época em que morei ali na Avenida 10, com rua 6, no Bairro Santa Cruz, perto do antigo estádio (atual Espaço Livre da Visconde). Joguei no dente de leite, também no infantil, na época do saudoso Guacho. Tenho uma recordação muito grande de um jogo à noite, Fluminense-RJ x Rio Claro FC, nunca esqueço desse jogo e das glórias que o Azulão teve naquela época, do amador 9 vezes campeão da Liga Municipal e dos dérbis contra o Velo Clube. Eu acompanhei toda essa época, morei muitos anos, ali no bairro, cresci ali, com minha família, meus tios, foram todos ali do Rio Claro FC. Tenho lembranças da época do saudoso presidente Padula, com seu terninho branco, aquela rosa vermelha no peito e dos outros presidentes que passaram por lá. É uma satisfação ter feito parte do Conselho Deliberativo. Aqueles jogos à noite no antigo estádio da Visconde, os quais nunca me esqueço. Recordo com carinho também, de alguns atletas, como o Zu, o Tim (ponta esquerda, de elevada estatura), Walter Gama, Célio, Grifú, atletas de rara habilidade. O Rio Claro FC, naquela época, teve grandes times”.
Outro rioclarista dos mais ferrenhos que fala com emoção sobre o Rio Claro FC para o D’Esportes é o dentista Hamilton Ansanello. Ele revela que começou a torcer pelo Rio Claro FC, no início deste século, quando o clube ainda estava na Série B do Paulista. “Sou a terceira geração de rioclaristas da nossa família. À medida que o Rio Claro FC foi conquistando vitórias e acessos, os quais acompanhei todos, fui me afeiçoando mais ao Azulão. Ele se lembra ainda que, até 1976, o estádio municipal se chamava Dr. Álvaro Perin, que foi o prefeito que construiu o estádio. “Consta que há uma lei que proíbe que logradouros públicos ostentem o nome de pessoas vivas. Mas, o estádio Rei Pelé, em Maceió, tem esse nome desde sua fundação, ressalta”.
O ex-presidente do Conselho Deliberativo, por 15 anos, o Sr. Laércio Ansanello, pai de Hamilton, se declara rioclarista roxo. Ele conta que desde os 6 anos de idade, já acompanhava aos jogos do Azulão, junto de seu pai. “Vi as grandes façanhas do Rio Claro FC, ao longo da história, que foi o único time da Segunda Divisão de São Paulo, que excursionou à Europa, fazendo cinco jogos na Alemanha. Sem dúvida, as maiores satisfações foram os êxitos sobre o rival Velo Clube. O torcedor do Rio Claro FC não pode reclamar dos últimos 20 anos de história do clube, repleto de glórias e conquistas. E conclui emocionado: Esse é o Azulão que eu adoro”.
Quem falou também sobre o Azulão, foi o funcionário público Dirlei Rodrigues de Oliveira. Seu pai, Heitor Rodrigues de Oliveira, foi também um grande batalhador do Rio Claro FC. Dirlei recorda que o pai era esportista e torcedor de coração do Rio Claro FC, pelo qual dedicou grande parte de sua vida, sendo técnico das categorias de base na década de 1970, ainda no antigo campo, onde atualmente é o Espaço Livre da Visconde. Na década de 1980, Heitor, foi diretor de esportes do Azulão, sempre colaborando com o clube. “Parabéns ao Rio Claro FC e a todos que, como meu pai, contribuíram de alguma forma e se dedicaram ao Azulão”, finaliza Dirlei.
Eleição acontece hoje
Hoje, também, o futuro do Rio Claro FC começa a ser definido. Acontece a eleição para renovação da diretoria rioclarista. Concorre ao pleito, chapa única, encabeçada pelo atual gestor Clayton Vieira, que deve ser eleito por aclamação.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução