Depois de longas horas de sono, é a hora de quebrar o jejum. A primeira refeição do dia, consumida pela manhã, também é conhecida como desjejum. Justamente por interromper esse longo período sem comer. Mas apesar desse conceito tão fiel à realidade, o nome mais popular mesmo de uma das três principais refeições do dia é café da manhã.
Ao longo da história da civilização, o café da manhã foi se modificando. Dependendo de qual parte do mundo estamos falando, a refeição pode ser bem diferente. E nem precisa ir tão longe. Aqui mesmo no Brasil existem hábitos diferentes entre cada uma das regiões. Em algumas regiões incluem preparações à base de cereais, como o pão francês e em outras regiões preparações à base de tubérculos, como a mandioca e a batata doce.
Independente da configuração, uma coisa não pode faltar em todas as refeições, inclusive no café da manhã: alimentos in natura ou minimamente processados. Diante de uma enorme variedade de possibilidades, é super possível investir em boas escolhas e combinações entre esses alimentos para começar o dia com o pé direito. Para isso, o Guia Alimentar para a População Brasileira sugere algumas opções:
1 – O clássico pãozinho francês
Ele é um bom e velho conhecido das famílias brasileiras, e não pode faltar no café da manhã de muitas famílias. Nesses casos, pode ser acompanhado de uma porção de frutas, queijo e/ou ovos.
2 – O pão em outra versão
No café da manhã, o pão também aparece em outras versões igualmente saborosas. É o caso do pão de queijo, uma comida típica mineira e que ganhou o coração de todos os brasileiros. Feito em casa e acompanhado de alimentos in natura, como as frutas, forma uma refeição adequada e saudável. Outra versão que deixa a refeição mais nutritiva são os pães feitos com farinha integral, melhor ainda se forem caseiros.
3 – Mandioca para quem não é do pão
O café da manhã brasileiro é muito rico e variado, o que reflete as preferências regionais e culturais. Como dito acima, em partes do Brasil, o pão é comumente substituído por tubérculos, como o cará, a mandioca, o inhame e a batata doce. E a tapioca, que tem ganhado cada vez mais espaço nas mesas do país, também é feita à base da mandioca. Isso sem falar no delicioso bolo que dá para fazer usando o tubérculo, melhor ainda se for feito em casa. E para acompanhar, vale o café com leite ou café puro.
4 – O milho também é um protagonista
Cereais como arroz, milho e trigo estão na rotina alimentar de muita gente. Mas falando especificamente sobre o milho, esse é um grão extremamente versátil e saudável. No café da manhã, ele aparece como cuscuz, bolo ou mingau. O cuscuz é uma comida que tem a cara do Brasil.
Sobre o Guia Alimentar do Ministério da Saúde
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo. Foi feito para todos os brasileiros e brasileiras! Ele reúne um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que contribuem para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade como um todo, hoje e no futuro. Acesse agora (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf) para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida.
Foto: Reprodução/Internet