O polo ceramista traz muito muito desenvolvimento econômico para Rio Claro e região, mas também contribui para a poluição do ar devido à emissão de material particulado na atmosfera. Pensando em diminuir a emissão de partículas e melhorar a qualidade do ar, a Aspacer (Associação Paulista de Revestimentos Cerâmicos) lançou nesta quinta-feira (27) a campanha “Caminhoneiro do Bem Anda Lonado”, cujo objetivo é incentivar o transporte coberto da carga.
A iniciativa visa diminuir a emissão de material particulado na atmosfera decorrente do transporte de argila e do tráfego de caminhões nas vicinais sem asfalto. Conforme a Aspacer, “a medida contribui para a segurança no trânsito e preservação do meio ambiente evitando a dispersão de material particulado”. Com isso, haverá melhora na qualidade do ar em Rio Claro, Cordeirópolis e Santa Gertrudes, cidades que integram o polo cerâmico.
A campanha fazer parte de acordo firmado com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). De acordo com o presidente da Aspacer, Eduardo Fior, o setor ceramista vem trabalhando desde 2016 junto com a Cetesb para diminuir a emissão de material particulado. E isso inclui a pavimentação das estradas, o que melhora o tráfego e diminui a poluição.
“Hoje estamos lançando essa campanha com o apoio dos empresários e entidades. Juntos vamos conseguir mudar a qualidade do ar e promover o desenvolvimento com sustentabilidade”, observou Fior, lembrando que as indústrias cerâmicas estão iniciando projeto para trocar o gás natural por biometano, uma fonte de energia limpa e renovável.
Mudar a qualidade do ar no polo cerâmico é uma ação que envolve muitas pessoas que precisam se engajar na campanha. “O transporte de argila tem um peso substancial na emissão de material particulado, bem como as estradas de terra. A figura do caminhoneiro é fundamental para o sucesso da campanha adotando boas práticas e observando as questões ambientais”, comentou o diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici.
Há 30 anos na Cetesb, Adilson José Rossini elogiou a evolução ambiental do setor cerâmico nos últimos anos. Conforme ele, reduzir a emissão de material particulado, ainda é um desafio a ser vencido. “O transporte da argila seca tem uma contribuição significativa na qualidade do ar. Com os caminhões cobertos, vazios e cheios, haverá uma redução significativa na emissão de partículas”, pontuou Rossini.
Almir Guilherme, diretor executivo da Aspacer, frisou que a participação das empresas na coleta de dados sobre a emissão de partículas é importante para o sucesso da campanha. Essas informações vão alimentar a base de dados e fortalecer a rede monitoramento que terá 20 instrumentos de medição instalados em Rio Claro, Cordeirópolis e Santa Gertrudes. Desse modo, ações de mitigação poderão ser realizadas de maneira mais assertiva diretamente no foco do problema.
O prefeito de Santa Gertrudes, Lazaro Noé da Silva, o Gino da Farmácia, colocou o governo municipal à disposição para colaborar com a campanha. “Santa precisa se unir, e colaborar com esse projeto é de suma importância para melhorar a qualidade do ar e criar um novo olhar para Santa Gertrudes”, destacou.
Cristiane Gobesso, diretora do Sest Senat de Rio Claro, e capitão Tarcísio Pierobom, comandante da Polícia Militar Rodoviária, também se colocaram à disposição para colaborar na campanha. A campanha conta ainda com apoio das prefeituras de Rio Claro, Ipeúna, Cordeirópolis e Santa Gertrudes. O evento contou ainda com a presença do tenente-coronel André Vianna, comandante do 37º BPMI, empresários, vereadores e secretários municipais.
Por Ednéia Silva / Foto: Eduardo A. Viana/Divulgação