A Câmara Municipal de Rio Claro realiza nesta quinta-feira (27), às 19 horas, cerimônia para a entrega da Medalha de Mérito Escoteiro, concedida anualmente aos integrantes do movimento pelo mérito pessoal ou pelos bons serviços prestados à comunidade.
No dia 23 de abril é comemorado o “Dia Mundial do Escoteiro”, data criada em homenagem ao padroeiro São Jorge que é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria e logo cedo ficou conhecido por sua bravura.
O movimento foi fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por considerá-lo um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.
O objetivo principal do escotismo é de tornar crianças, adolescentes e jovens, cidadãos exemplares e participantes em suas comunidades. Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo e trabalhar na construção de um mundo melhor.
O Dia Mundial do Escoteiro é tanto um marco de celebração, como de reflexão e afirmação quanto aos propósitos e valores que o movimento presenteia a sociedade. Segundo o Ch. José Maurício Sanchez, do Grupo Escoteiro Santa Cruz, os escoteiros surgiram no Brasil em 1910 na cidade do Rio de Janeiro.
Em Rio Claro, estão presentes desde 1917 por iniciativa dos professores Armando Bayeux da Silva e Antonio Sebastião da Silva. Atualmente a população pode conhecer e participar do movimento escoteiro nos grupos “Marechal Rondon”, localizado no Bairro do Estádio, e “Santa Cruz”, no bairro Santana, que podem ser contatados pelas redes sociais.
Foto: Divulgação