Quem gosta de andar de bicicleta ou utiliza a “magrela” como meio de locomoção em Rio Claro, em breve terá mais uma ciclovia para facilitar o deslocamento. O equipamento será construído no canteiro central da Avenida Visconde do Rio Claro ligando a Avenida 32 até o Jardim Inocoop, inclusive passando pela Avenida Tancredo Neves. Os ciclistas poderão sair do Jardim Inocoop e chegar à ponta do Lago Azul pela ciclovia que dará a volta no parque.
A construção da ciclovia faz parte do projeto de revitalização da Visconde anunciado pelo prefeito Gustavo Perissinotto e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Rogério Paulon, no programa “Rio Claro Tá On” transmitido no YouTube no último dia 14 de março.
De acordo com o prefeito, o projeto terá investimentos entre R$ 16 milhões e R$ 17 milhões, com recursos oriundos de multas de trânsito e dos cofres municipais. “Vamos mudar a ‘cara’ da Avenida Visconde que será totalmente repaginada e conectada com o futuro”, disse Gustavo no programa.
Já Paulon destacou que além da ciclovia, a avenida vai ganhar semáforos inteligentes e novo paisagismo. “É um projeto muito bonito com modernização de semáforos para melhorar o fluxo de trânsito e alguns pontos com acessibilidade plena. A fiação desses equipamentos será toda subterrânea criando uma avenida mais clean e bonita”, informou.
O projeto foi inspirado na Avenida Paulista em São Paulo. O projeto prevê ainda a instalação de gradis para garantir a segurança dos usuários. “Vai ficar uma via mais acolhedora e mais democrática para transitar de bicicleta com tranquilidade, além de um perfil bonito e agradável”, completou Paulon.
O prefeito Gustavo lembrou que a Avenida Visconde ganhou lâmpadas de led, e agora terá renovação do asfalto numa ação preventiva para aumentar a durabilidade do pavimento. A proposta é que a intervenção no “trevo da Viviani”, com a construção de um novo equipamento pela concessionária que administra a rodovia, possa se conectar com o projeto de revitalização da Avenida Visconde melhorando o tráfego para toda a população que reside no Inocoop, Palmeiras e bairros adjacentes.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação