Representantes das escolas de samba Unidos da Vila Alemã (UVA), A Casamba e Samuca, dos blocos-escola Gaviões da Fiel Torcida Subsede Rio Claro e Embaixadores do Samba estiveram no plenário da Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (19/4), para receber a Medalha Capital da Alegria e certificados – contemplação estendida a todas as agremiações que participaram dos desfiles oficiais das escolas de samba em 2023.
A solenidade, presidida pelo vereador Alessandro de Almeida (Podemos), contou com as seguintes presenças na mesa principal: vereadores Serginho Carnevale (União Brasil), Hernani Leonhardt (MDB), Carol Gomes (Cidadania), Adriano La Torre (Progressistas), prefeito Gustavo Perissinotto e presidente da União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca) Bruno Calore.
A homenagem segue o Decreto Legislativo 673/2023, de autoria de Alessandro Almeida, aprovado por unanimidade pelo Legislativo. Também estiveram presentes os vereadores Vagner Baungartner (PSDB) e Geraldo Voluntário (MDB).
No início da solenidade, a cantora Aninha Barros cantou as músicas intituladas “O Samba é o meu Dom” e “Anjo da Velha Guarda” para que os casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas pudessem entrar com os pavilhões no plenário.
O prefeito Gustavo Perissinotto falou sobre a importância da retomada da festa popular na Capital da Alegria: “Sempre que a gente perde alguma coisa, a retomada é um processo difícil. Toda interrupção, toda pausa que a gente faz na vida da gente implica num esforço enorme para o recomeço. Essa é mais uma das lutas do Carnaval de Rio Claro: recomeçar. A homenagem de hoje é mais um tijolo colocado no alicerce para um futuro onde a comunidade do samba não vai precisar recomeçar novamente”, disse.
Alessandro Almeida, que faz parte da comunidade samuqueira, lembrou do esforço da Azul e Branco nos anos que o Carnaval não aconteceu em Rio Claro, para não deixar a chama da folia se apagar: “Desde 2017, me recordo, a gente realizava ensaio de bateria, montava enredo, desfilava em volta do quarteirão para não deixar a magia da folia morrer. Vamos continuar lutando, estando na Câmara ou não. A Medalha Capital da Alegria vem para homenagear aquele integrante da escola de samba que se dedicou para a realização do desfile. O homenageado representa toda uma comunidade”, disse Alessandro Almeida.
Hernani Leonhardt comentou sobre a articulação política, na Câmara dos Deputados, para que Rio Claro pudesse contar com local adequado para os desfiles: “Em 2017, estive com o então deputado federal Nelson Marquezelli em Brasília. Ele me liberou emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil e perguntou aonde gostaria de fazer o investimento. Não pensei duas vezes, falei para ele que o recurso seria utilizado para a construção da Passarela do Samba na Avenida Brasil. Rio Claro respira Carnaval e hoje a passarela é realidade”, enfatizou.
Serginho Carnevale observou que carrega lembrança afetiva do Carnaval deste ano, onde esteve com a namorada Nayara Baraldi, que veio a falecer logo após, e destacou: “O Carnaval além de ser expressão popular das mais aclamadas do país, ainda, é fonte ilimitada de renda para a cidade. Rio Claro não pode esquecer suas raízes e sempre buscar aprimoramentos”, declarou o vereador.
As falas dos parlamentares ratificaram a importância do evento para a cidade: “É uma honra participar desta solenidade. A volta dos desfiles de Carnaval foi um sucesso por causa de vocês. Parabéns, sem vocês esse retorno não seria possível e tenho certeza que em 2024 seria ainda muito melhor”, comentou Adriano La Torre. “Eu cresci dentro da Casamba, aqui vejo muitos amigos. O Carnaval não acontece apenas em fevereiro. As escolas se movimentam o ano inteiro. Recentemente, com o falecimento do nosso querido Jhonatan, as agremiações se uniram para ajudar os cinco irmãos menores de idade que ele adotou. As escolas, com seus desfiles, geram empregos com costura de fantasias, montagem de alegorias. Precisamos ver o Carnaval desta forma. Essa é a forma correta de discutir Carnaval”, detalhou a vereadora Carol Gomes.
Homenageados
Atual campeã do Carnaval de Rio Claro, a Unidos da Vila Alemã (UVA) entregou a Medalha Capital da Alegria para Fábia Aparecida Pereira Alves. A medalha foi entregue pelos vereadores Vagner Baungartner e Hernani Leonhardt.
A Samuca homenageou o seu presidente e mestre-sala oficial da escola de samba, Luiz Gustavo Lunardi. A medalha foi entregue pelo vereador Alessandro de Almeida.
A escola de samba A Casamba entregou a Medalha Capital da Alegria para uma pessoa que a própria história retrata a história do Carnaval de Rio Claro ao longo das décadas: Luiz Fernando Brunini. A entrega da medalha foi feita pelos vereadores Carol Gomes e La Torre.
Raquel Teixeira Alves foi a homenageada do bloco-escola Embaixadores do Samba. A entrega da medalha foi feita pelo vereador Serginho Carnevale.
O bloco-escola Gaviões da Fiel Subsede Rio Claro homenageou Flávio Henrique Rubim com a Medalha Capital da Alegria entregue pelo vereador Geraldo Voluntário.
Foto: Divulgação