De 8 a 19 de maio, cerca de 3.000 alunos das redes municipais e estaduais de ensino vão participar de oficinas ligadas à sustentabilidade, inclusão e diversidade, pilares do ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança usada para se referir às melhores práticas empresariais.
As ações vão acontecer em Rio Claro (SP) – Escola Chanceler Raul Fernandes em 16 de maio, Joinville (SC) e nas cidades de Manaus, Tefé e na comunidade de Punã, no município de Uarini, no Amazonas. Esta é a primeira etapa dos projetos “ESG Talks” e “Diversidade e Inclusão Talks”, que incluem oficinas escolares, exposições de arte e palestras com especialistas e convidados.
O objetivo é estimular jovens entre 12 e 17 anos a desenvolverem habilidades, como liderança, senso de responsabilidade social, cuidado com o meio ambiente, inclusão e valorização da diversidade. A iniciativa é um dos desdobramentos do Festival Conhecendo os ODS, ação que já teve duas edições e atingiu mais de 30 mil pessoas, tornando-se o maior festival on-line de sustentabilidade da América Latina.
Neste caso, o projeto trabalha 11 ODS, entre eles: ODS de número 5, que defende a igualdade de gênero; ODS 10, que propõe a redução das desigualdades; ODS 12, que estabelece o consumo e a produção responsável, entre outros objetivos ligados ao meio ambiente, às questões sociais e à governança.
Patrocinados pela Whirlpool Corporation, detentora de marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, os dois projetos têm criação e realização da NTICS projetos, empresa brasileira que há mais 25 anos atua no desenvolvimento de projetos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Estamos criando uma consciência global entre os jovens em idade escolar porque acreditamos que em pouco tempo eles terão o real poder para transformar este planeta num lugar melhor para viver”, diz Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação da NTICS.
Durante as oficinas, sob orientação dos educadores, os alunos devem desenvolver trabalhos artísticos ligados aos temas trabalhados em sala de aula, criando obras que serão transportadas para o formato de lambe-lambe. Depois de uma curadoria, os trabalhos irão compor uma exposição presencial em espaços culturais das cidades de Rio Claro, Joinville e Manaus com visitação aberta ao público.
Para Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina, apoiar um evento como este faz parte da agenda ESG da companhia. “Há mais de 60 anos investimos e apoiamos iniciativas nestes pilares e estamos orgulhosos em poder patrocinar mais um projeto com esta temática, que leva conhecimento sobre um tema tão atual e importante, sobretudo no ambiente escolar, além de poder conscientizar as comunidades onde estamos presentes”, comenta.
Foto: Divulgação