Há 166 anos, em um dia 18 de abril como este, o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, influente educador, admirado e respeitado pelo meio acadêmico da época, lançou em Paris, França, sob o pseudônimo de Allan Kardec, um livro que iria propor um novo entendimento para a fé humana: O Livro dos Espíritos.
A obra, composta de 1019 perguntas e respostas trata sobre os temas fundamentais da vida: o que somos, por que vivemos, de onde viemos e para onde vamos. Trata ainda sobre a natureza e a existência do mundo espiritual, e a vida de relação que existe entre seus habitantes, os espíritos, e nós, seres humanos, ou, simplesmente, os espíritos encarnados.
O Livro dos Espíritos é a obra basilar da Doutrina Espírita, que, segundo Allan Kardec, veio à luz a partir do ensino universal dos espíritos superiores e através de comunicações mediúnicas.
Apesar de surgido na França, a partir do lançamento de O Livro dos Espíritos, o Espiritismo ganhou popularidade no Brasil, com o dedicado trabalho do médium mineiro Chico Xavier, nascido em 1910 e falecido em 2002, que durante 75 anos proporcionou acolhimento, esclarecimento e consolo às pessoas que o procuravam.
Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, nos gêneros romances, mensagens, crônicas e poemas e também obras para estudo sobre temas específicos do Espiritismo, a partir de relatos narrados por espíritos desencarnados, como os livros da série André Luiz.
Destacado também o trabalho de Chico Xavier ao escrever cartas psicografadas que trouxeram paz e conforto às mães desesperadas que o procuravam para obter notícias de seus filhos falecidos. Além do trabalho assistencial, do qual, Chico Xavier jamais deixou de realizá-lo porque sabia da necessidade de saciar a fome das pessoas com o pão espiritual e o pão material.
O Espiritismo é uma doutrina que apresenta três aspectos fundamentais: o filosófico, o científico e o religioso e depende de estudo para ser entendida, e interesse, esforço e vontade para ser praticada. E na medida que esclarece, implica na necessidade do aperfeiçoamento moral do ser humano.
Em Rio Claro, existem 9 casas espíritas em atividade que tem como fundamento a obra de Allan Kardec. São elas: Casa dos Espíritas, Fé e Caridade (a mais antiga), Verdade e Luz, Astral Superior, Vinha de Luz, Fraternidade, Leon Dennis, Associação Emmanuel e O Consolador.
Na vizinha Santa Gertrudes, existe a Casa Chico Xavier, que completará aniversário no próximo dia 24, com palestra de Artur Valadares e, em Ipeúna, o Grupo Espírita Caminho de Jesus, que completou 11 anos de atividades no último dia 15.
Além delas, o movimento espírita rioclarense, é representado pela União das Sociedade Espíritas Intermunicipal de Rio Claro que, no próximo dia 22, em sua sede, no Bairro Consolação, às 20 horas, estará recebendo o conferencista e escritor espírita Joaquim Bueno Neto, que falará sobre o tema “A Contribuição do Espiritismo para o Progresso da Humanidade”. Para mais informações: 99835-4941.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação