Um passo adiante rumo à consolidação formal de uma família que, no coração, já está mais do que consolidada: a Justiça concedeu a Daniel Braz a guarda provisória dos cinco filhos que ele e Jhonatan Wiliantan da Silva, falecido no início de abril, adotaram em 2022.
Os cinco são irmãos e foram adotados conjuntamente pelo casal para evitar que fossem separados caso fossem adotados por famílias diferentes.
Daniel havia ingressado na Justiça com uma ação para adoção das crianças, cumprindo o desejo que o companheiro havia expressado em vida. De acordo com Daniel, Jhonatan lhe pediu com veemência que “jamais abandonasse as crianças”, que hoje têm entre dois e 12 anos de idade.
Ainda conforme Daniel, antes da formalização do processo de adoção, o que havia na Justiça era apenas uma ação de guarda, porque as crianças estavam em situação de acolhimento e a guarda havia sido revogada automaticamente com o falecimento repentino de Jhonatan.
A morte prematura de Jhonatan comoveu Rio Claro e o Brasil. A história de amor e desprendimento dele e de Daniel, ao adotar as crianças, correu o país após eles aparecerem em programas da TV Globo.
Recentemente, foi ao ar no programa Domingão do Huck, com o apresentador Luciano Huck, uma gincana de conhecimentos gerais na qual os participantes ganham prêmios em dinheiro.
Com o valor conquistado no quadro televisivo, o casal havia comprado um carro para ter mais conforto e comodidade para transportar as crianças. Depois da exibição do episódio da competição, já após a morte de Jhonatan, uma vaquinha digital foi lançada e alcançou, em tempo recorde, a meta idealizada para a compra de uma casa própria para a família.
Agora, Daniel fica mais perto da realização do sonho de concluir a adoção dos cinco filhos, para ter total segurança e tranquilidade para cria-los.
Para quem quiser saber como funciona um processo de adoção, o Diário do Rio Claro selecionou um link confiável com informações básicas sobre o assunto. O link é https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/adocao/passo-a-passo-da-adocao/.
Foto: Reprodução Facebook