Mulher morre após ser esfaqueada em um bar em Limeira
Uma mulher foi esfaqueada e morreu, após sofrer um ataque num bar em Limeira, no Jardim Ouro Verde. Ela tinha 44 anos e o crime aconteceu na tarde do último domingo, dia 16. De acordo com o registro policial, feito pela GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade vizinha, a mulher estaria no estabelecimento com amigas, quando foi atacada por um homem, que a golpeou com uma faca e fugiu. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O homem acabou preso em Piracicaba e vai responder pelo crime de homicídio. A Polícia Civil vai investigar a motivação, que teria relação com uma suposta acusação de furto.
SP avança em ações educacionais nos presídios e assina convênio de R$ 10 milhões
Em 100 dias, o Governo de São Paulo deu continuidade às medidas de segurança na administração do sistema penitenciário paulista e avançou em ações com foco na ressocialização dos presos. Foram ampliadas a oferta de cursos de capacitação profissional e ações voltadas para a geração de trabalho e renda da população carcerária, que soma mais de 195 mil pessoas. Em um único convênio assinado em parceria com o Governo Federal, no valor de R$ 10 milhões, 20 oficinas de capacitação profissional em 19 unidades prisionais do Estado começaram a ser aplicadas, sendo cinco delas de corte e costura em cinco unidades prisionais do Estado. Nessa ação, foram contempladas as penitenciárias de Andradina, Araraquara, II de Pirajuí, CPP de São José do Rio Preto e Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu. Foi ainda inaugurada no Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá a 14ª unidade da Escola Profissionalizante Pró-Egresso, projeto que existe desde 2016. A iniciativa é focada na capacitação profissional de reeducandos do regime semiaberto e proporcionará, nas dependências da unidade, a aplicação de projetos de qualificação profissional e leitura. Todas as informações são do governo do estado.
SP intensifica combate ao tráfico, aumenta prisões e reforça policiamento nas ruas
Prosseguindo com a prestação de contas relativa a 100 dias de governo de Tarcísio de Freitas, o Estado de São Paulo informou que recebeu um reforço no combate às atividades criminosas por meio de um pacote de medidas lançadas na área de segurança. O governo estadual intensificou o policiamento, apreendeu 45 mil toneladas de drogas e aumentou o número de prisões, totalizando 49 mil detidos (em média mais de 540 prisões por dia). Com isso, o aumento na produtividade das forças de segurança nas cidades paulistas foi de 13% em comparação com o início de 2022. Ao mesmo tempo, foram realizados investimentos na estrutura e na recomposição do déficit de 14% de policiais militares no Estado.