Servidores de escolas municipais de Araras estão passando por um treinamento especial feito pela GCM (Guarda Civil Municipal), com protocolo para caso de eventual ato de violência ou ataque em ambiente escolar. Além disso, guardas estão realizando ações nas faixas de horários de entrada e saída dessas unidades.
Os servidores da Secretaria Municipal de Educação, que atuam nas escolas da cidade, participam ontem, dia 12, de um treinamento prático e teórico com instrutores do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal (GCM).
De acordo com a Prefeitura de Araras, são duas turmas, de manhã e à tarde. O curso que tem como principal objetivo ensinar técnicas de defesa pessoal, desarmamento e, também estabelecer um protocolo de ação em caso de algum tipo de ataque e ou ameaça aos alunos e professores.
“Nesse primeiro momento os GCMs trabalham a questão da segurança, de como proceder numa situação de risco, de ameaça”, explicou a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas. Na próxima semana, mais servidores participarão do curso que também será oferecido aos profissionais das redes estadual e particular.
O prefeito Pedrinho Eliseu acompanhou o início da formação e destacou o investimento que a Prefeitura está fazendo em tecnologia para reforçar a segurança. “Vamos preparar nossas escolas para qualquer tipo de eventualidade com catracas, câmeras, alarme, delimitação de perímetro, fechamento de portão de entrada, tudo para proteger e dar mais segurança aos alunos e os servidores”, disse o chefe do Executivo.
Foto: Secom/Prefeitura