A Hospedaria Emaús, localizada no bairro Santana, recebeu na última segunda-feira, dia 10, a visita de integrantes do Projeto de Cinoterapia “Cão Doutor”, da GCM (Guarda Civil Municipal de Rio Claro).
Estiveram na entidade os guardas civis Rafael, Ritter e Cortes, acompanhados do cão Holly, que é da raça Golden Retriever, e já participou de outros momentos e realizou exercícios terapêuticos com cerca de 60 idosos abrigados no local, evidenciando, mais uma vez, os muitos benefícios que essa interação proporciona.
O projeto Cão Doutor de Cinoterapia é realizado por integrantes do Canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, introduzido inicialmente nos asilos e abrigos de idosos, onde Holly, que foi especificamente treinado para interagir com pessoas, ajuda no tratamento, recuperação, aprendizado e melhora o ambiente dos idosos, pessoas acamadas e crianças.
O trabalho foi idealizado pelo Guarda Civil Rafael, que é médico veterinário, e explica que a Cinoterapia (que é basicamente o tratamento à base do convívio com cães), é de suma importância para auxiliar as pessoas com dificuldades físicas, sociais e emocionais, além de promover o bem-estar de forma significativa, aprimorando as funções cognitivas.
O Lar Bethel foi escolhido, na época do início do projeto, para o primeiro contato, e o guarda civil municipal Rafael, acompanhado da guarda civil municipal feminina Cortes, conduziru o cão Holly e o apresentou para os 48 idosos daquela entidade.
Desde então o projeto vem sendo levado para outras instituições, inclusive de saúde, mediante agendamento prévio e articulação com a GCM e a direção desses locais.
Foto: Divulgação