Câmara questiona secretário sobre morosidade nas licitações
A pedido da vereadora Carol Gomes (Cidadania), a Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal, presidida por Hernani Leonhardt (MDB), realizou reunião na tarde de quarta-feira (22) para que o secretário municipal de Compras, Arlindo Jorge Junior pudesse prestar esclarecimentos.
O assunto foi abordado em plenário por Carol Gomes que citou que o processo de compras da referida secretaria não estaria fluindo. Na reunião, a vereadora questionou Arlindo Jorge Junior se a pasta conta com número suficiente de funcionários para que o andamento dos processos não seja prejudicado pela ausência de uma pessoa ou por um grupo de servidores.
Carol Gomes também fez questionamentos sobre a licitação da merenda escolar, por meio da agricultura familiar, e do processo que trata da concessão do transporte coletivo. “Falta celeridade nesta pasta. A Câmara precisa saber o que está acontecendo, por isso o motivo desta reunião”, frisou a vereadora.
Jorge Junior explicou que em 20 dias, os funcionários da secretaria, incluindo ele e três pregoeiros, foram afastados de suas funções por conta da Covid-19. Citou ainda que a secretaria gestora do pedido precisa fornecer todas as informações para garantir a celeridade do processo. “No caso da merenda escolar, a retirada de um item para correção causou o atraso de todo o processo”, disse.
Quanto à licitação do transporte coletivo, Jorge Junior assinalou que o processo foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) que determinou as correções de três pontos do edital. “A prefeitura contratou uma empresa terceirizada responsável pelo levantamento das linhas de transporte, do edital e minuta do contrato. A consultoria é de responsabilidade exclusiva desta terceirizada. A Secretaria Municipal de Obras apenas publicou o edital. Por isso, se algo foi alterado, como por exemplo o item de ar condicionado, a responsabilidade não é da Compras”, detalhou.
Os vereadores Val Demarchi (União Brasil), Geraldo Voluntário (MDB), o presidente da Câmara, José Pereira dos Santos e o assessor parlamentar Paulo Roberto Bortolotti acompanharam os trabalhos no plenário. (Fonte: Divulgação)
Comerciantes são homenageados com entrega de moção na Câmara
A Câmara Municipal, por meio do vereador Alessandro Almeida (Podemos), entregou Moção de Aplausos a comerciantes que atuam no ramo da gastronomia. A homenagem aconteceu na última quarta-feira (22).
Estiveram presentes os representantes do Rei do Cupim, Mazzeo Cervejaria, Chopp & Cia e Engenho Zurita – Cachaça Fuzuê. “Tenho a honra de entregar uma Moção de Aplausos pela exímia participação que tiveram no programa Rotas Gastronômicas, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo”, comentou o vereador.
Além de Rio Claro, as regiões da Anhanguera Central e da Serra do Itaqueri abrangem outras 20 cidades. Dentre os mais de 400 inscritos dessa região, O Rei do Cupim e Mazzeo Cervejaria se classificaram entre os cinco melhores colocados (nas categorias Restaurantes e Produtores, respectivamente), o que garantiu suas participações no maior evento gastronômico do Brasil – o Mesa São Paulo. O Chopp & Cia e o Engenho Zurita – Cachaça Fuzuê também receberam grande destaque, se classificando entre os 15 melhores colocados.
Essa conquista, citou Alessandro Almeida, foi responsável por colocar Rio Claro no circuito Rota Gastronômica Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri, programa realizado pela secretaria estadual.
“Parabenizo ao Welson e Wendel (Rei do Cupim); Domingos, Bruna, Eduardo e Caio (Mazzeo Cervejaria); Gustavo (Chopp & Cia); Erik (Engenho Zurita – Cachaça Fuzuê) e todos que contribuíram para esse brilhante resultado!?”, finalizou o vereador.
Foto: Divulgação