A prefeitura de Rio Claro lançou nesta quinta-feira (23) o projeto “Vamos Conversar?”, que levará a ouvidoria municipal para atendimento à população nos bairros. “O objetivo principal é trazer mais um canal direto de comunicação com a sociedade civil. Queremos nos conectar com as pessoas para informar e também ouvir as demandas e os anseios da comunidade”, disse o prefeito Gustavo Perissinotto na coletiva de imprensa para anunciar o projeto.
Segundo o prefeito, o “Vamos Conversar?” será um projeto piloto que poderá ser transformado em programa tornando-se permanente. “Ao final da primeira rodada vamos avaliar o projeto para verificar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado, e se ele poderá se tornar um programa permanente”, explicou Gustavo.
As reuniões serão quinzenais e realizadas às quartas-feiras, às 19 horas. O primeiro encontro será no próximo dia 29 na Escola Municipal Hamilton Prado que fica na Rua 14, nº 3.896, no bairro Vila Elizabeth (BNH). Além de escolas, outros espaços públicos também serão utilizados para realizar as reuniões. “Vamos utilizar essas visitas para fazer uma prestação de contas e também colher informações da população”, frisou Gustavo que pretende participar dos encontros quando sua agenda permitir.
A proposta é construir um canal único e direito de comunicação entre a população e o poder público, reduzindo a emissão de ruído na informação que hoje chega ao poder público fragmentada, através da ouvidoria, redes sociais, WhatsApp e outros canais. “O projeto será um canal aberto de conversa para entender as demandas da população que hoje chegam fragmentadas. Queremos conversar e ouvir a população para planejar melhor o bairro e a cidade”, declarou o ouvidor municipal, Anderson Santilli.
O prefeito Gustavo observou que o projeto “Vamos Conversar?” já deveria ter sido implantado, mas teve o lançamento adiado por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 que limitava o contato o presencial entre as pessoas. “Não tivemos oportunidade de trabalhar presencialmente antes devido à pandemia de Covid-19 e isso agravou o distanciamento entre a população e o poder público”, pontuou.
Conforme o prefeito, a ideia do projeto surgiu porque se tornou comum receber das pessoas feedback de falta de informação sobre projetos, ações e serviços realizados pela prefeitura. O projeto pretende facilitar o acesso às informações do governo, bem como ouvir as demandas da comunidade.
Da coletiva de imprensa também participar o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Justiça, Gustavo Arnost Barbosa; e os vereadores Geraldo Voluntário e Julinho Lopes.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação