Dois homens foram presos na tarde da última quarta-feira pela GCM (Guarda Civil Municipal). Eles são suspeitos de envolvimento em diversos furtos praticados em sítios e chácaras de Rio Claro. Na mesma ação os GCMs com reforço GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) e da Patrulha Animal/Ambiental, foram apreendidos veículos e aves silvestres.
De acordo com o registro policial, por volta das 14h43 guardas civis da Patrulha Rural estiveram na Estrada Velha de Brotas, onde inicialmente fizeram contato com um sitiante que havia sido vítima de furto em data anterior. Ele informou aos guardas que na última noite percebeu uma movimentação estranha nas proximidades, e que desconfiava de que um canavial em frente ao seu sítio fosse usado para esconder produtos furtados.
Com apoio da equipe GAM, foi realizada uma averiguação no local, porém, nada foi localizado. Então, os Guardas prosseguiram na busca e passando em uma plantação de eucalipto no final da Estrada Velha de Brotas x Estrada para Jacutinga, notaram um veículo VW Saveiro branca em meio aos eucaliptos, e ao fazerem uma varredura no local, localizaram dois rapazes, sendo um menor de idade, de 15 anos, e o outro de 23 anos de idade.
Ao abordar o veículo e os ocupantes, os GCMs encontraram uma grande quantidade de fios em cima de uma carreta reboque, além de uma motocicleta Honda/CG 125 vermelha sem nenhum sinal de identificação, e, ainda, vários produtos de procedência duvidosa, dentre eles; um gerador elétrico, 1 cortador de grama, 2 roçadeiras, 1 frigobar, 1 micro ondas, 5 botijões de gás, 3 bombas de pulverização, 2 motosserras, 1 TV de 29 polegadas, 4 selas, 1 escada retrátil, várias ferramentas, 1 caixa de som. Também foi localizada uma espingarda calibre 12, sem identificação, com o cano serrado, com 7 munições intactas e 5 deflagradas. Foram achadas também 13 munições calibre 38, intactas, 2 cartuchos de espingarda calibre 32, 1 intacto e outro deflagrado e, ainda, 1 espingarda de pressão.
Os guardas questionaram os rapazes e o maior de idade assumiu a posse da arma, dizendo que a adquiriu “fazendo rolos”. Diante do que foi constatado, os indivíduos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde a autoridade registrou o BO/PC de natureza Furto e recolheu o rapaz maior de idade ao sistema carcerário. Já o menor de idade foi apreendido.
Trabalho reconhecido
O vice-prefeito e secretário municipal de segurança Rogério Guedes, comentando o desfecho dessa operação da GCM, fez questão de reconhecer o trabalho da corporação, especificamente da Patrulha Rural. “Quero destacar o excelente trabalho realizado, com muitas apreensões, recolhas e prisões como estas, desses dois homens que vinham praticando muitos crimes na nossa zona rural”, disse ele.
Guedes também ressaltou que espera um avanço ainda maior nesse trabalho na área rural de Rio Claro, com a adoção dos cartões que serão entregues aos proprietários de sítios, fazendas e chácaras, nos quais irá constar um código que vai funcionar como um CEP rural. “É o Plus Code. Quando um morador da área rural acionar a Guarda Civil Municipal, de posse desse código que ele vai informar, o atendimento será muito mais ágil, aumentando a segurança no nosso município. Esse trabalho será em parceria com a Polícia Militar e o Sindicato Rural”, frisou o secretário.
Crime ambiental
Além dos objetos, havia também 6 pássaros silvestres, 3 coleirinhas e 3 bigodinhos. Foi solicitado o apoio da Patrulha de Proteção Ambiental/Animal, que tomou as medidas administrativas e encaminhou os pássaros para a soltura.
Algumas vítimas dos produtos furtados foram localizadas pela GCM, graças ao contato que elas mantinham umas com as outras via aplicativo de mensagens. As vítimas compareceram no Plantão Policial e reconheceram seus pertences, que foram devolvidos. Os demais produtos foram apreendidos.
Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal