Depois do sucesso da primeira campanha para doação de medula óssea, a ação será repetida neste sábado (18). Assim como a anterior, a segunda edição da campanha será realizada na sede da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) que fica na Rua 4, 470, no Centro de Santa Gertrudes. As coletas serão feitas das 9 às 13 horas.
A campanha é realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a prefeitura de Santa Gertrudes, além de contar com o apoio de diversos voluntários.
A primeira campanha para doação de medula óssea foi realizada no dia 4 do mês passado. A ação ocorreu em função do pequeno Samuel Vitor de Souza, de 8 anos, que procurava um doador. A edição foi um sucesso com inscrição e coleta de 629 doadores. Felizmente, Samuel conseguiu encontrar um doador 100% compatível 15 dias após a realização da campanha.
Na primeira campanha houve uma participação muito grande de pessoas, porém nem todos conseguiram fazer a doação por conta de uma limitação técnica da Unicamp (capacidade/dia de captação). Por esse motivo, será realizada essa nova campanha hoje.
“Esta segunda campanha que estamos fazendo é para atender aqueles voluntários que estiveram aqui e não puderam doar, em consequência da capacidade planejada para o dia da coleta que foi esgotada. Sendo assim, em nome de todas as pessoas que aguardam um doador, assim como foi com o Samuel, contamos com a sua participação”, destaca Andrea Araújo mãe do menino Samuel.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ser portador de doenças autoimunes e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite). Também é preciso apresentar documento original de identidade com foto e comprovante de endereço. Todo material coletado será cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Por Redação DRC / Foto: Eduardo A. Vianna/Aspacer